TRE-AP no Bailique: Justiça Eleitoral promove ações de incentivo à participação feminina na 149ª Jornada Fluvial no Arquipélago
A Comissão de Participação Feminina do Tribunal se reúne com mulheres do distrito para refletir sobre a participação feminina na política

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) participa das ações da 149ª Jornada Fluvial no Arquipélago do Bailique, promovida pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) entre os dias 24 e 29 de março. Além das ações educativas da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP), o TRE-AP também realiza palestras sobre a participação feminina na política.
Para conscientizar a população local sobre a presença da mulher no espaço político, a Comissão de Participação Feminina do TRE-AP se reuniu com as mulheres do arquipélago. Helane Mareco, que faz parte da comissão, participou de uma roda de conversa com moradoras da comunidade de Limão do Curuá, na Escola Municipal Professora Claudete Rocha Mota. Durante o encontro, foram discutidos os avanços das mulheres na política, os desafios enfrentados, o cenário atual e as ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral Amapaense para incentivar a participação feminina na política.
Além disso, a EJE-AP está promovendo o projeto Cidadania entre Rios, que integra o Programa Eleitor do Futuro. O objetivo é aproximar a Justiça Eleitoral das comunidades ribeirinhas do Amapá, combinando a exposição "Desafios Amazônicos: Cidadania enTRE Rios" com o projeto "Eleições de Prioridades", visando a formação política dos jovens e a conscientização sobre políticas públicas.
Na ação, mais de 150 crianças e jovens já participaram das palestras e atendimentos da Justiça Eleitoral. As atividades continuam até sábado, 29 de março, concluindo o cronograma que prevê a visita a diversas comunidades da região.