TRE Amapá participa do VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário
O evento reúne diversas instituições para discutir estratégias de segurança institucional

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio e Souza, participa do VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário (ENIPJ), realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), em Palmas (TO), nos dias 26 e 27 de março de 2025. Magistrados e servidores do Poder Judiciário de todo o Brasil se reúnem para discutir temas relacionados à inteligência e segurança institucional.
A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira, 26, com o painel “Da Inteligência Integrada e Interoperativa no Contexto da Política e do Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário”. A palestra foi conduzida pelo Chefe da Divisão de Segurança do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fábio de Carvalho Rodrigues Paraguassu. Em seguida, o Superintendente de Contrainteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Marcos Felipe Pereira Gonçalves Gomes da Motta, abordou o tema “OSINT no Poder Judiciário: Potenciais Desafios e Práticas”.
Durante a palestra, o especialista falou sobre dados públicos disponíveis na internet e as vulnerabilidades digitais que as instituições podem estar expostas. Ele demonstrou ferramentas simples e gratuitas para a pesquisa de dados online e apresentou exemplos de como utilizar a ferramenta. Também explicou o conceito de OSINT (Open Source Intelligence), que é uma técnica de coleta e análise de informações públicas para gerar inteligência, também conhecida como Inteligência de Fontes Abertas.
O presidente do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza, participou da abertura do evento e destacou a importância de discutir as ferramentas de inteligência e as implicações de sua utilização para o fortalecimento e segurança do Judiciário. A Secretária de Administração e Orçamento do TRE Amapá, Elinete Freitas, também está participando do evento.
A programação do VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário segue até a quinta-feira, 27, com diversas palestras que aprofundam as temáticas de inteligência e segurança institucional.