TRE Amapá participa do 23º Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais
O evento reúne dirigentes e especialistas das EJEs de todo o país para discutir os desafios e avanços na educação eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) está presente no 23º Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), que acontece em Maceió, Alagoas, entre os dias 26 e 28 de março. O evento reúne dirigentes e especialistas para discutir os desafios e avanços na educação eleitoral. O Tribunal amapaense é representado no encontro pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), juiz Normandes Souza, pela chefe da Seção de Projetos, Zelina Pereira, e pela assessora de comunicação, Roberta Lia.
Na quarta-feira, 26, os coordenadores das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) participaram de reuniões setoriais para debater dificuldades e compartilhar soluções inovadoras. Paralelamente, assessores de comunicação discutiram estratégias para aprimorar a comunicação institucional das escolas e promover a educação eleitoral. As deliberações da tarde focaram em sugestões para a elaboração da Carta do CODEJE, documento que norteará as ações futuras do colegiado.
A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais, seguidas de palestras do ministro do TSE (2009-2011), Joelson Costa Dias, e do Dr. Antonio Gidi, ambos abordando a importância da utilização de uma linguagem simples na comunicação pública.
O diretor da EJE-AP, juiz Normandes Souza, destacou o papel fundamental das Escolas Judiciárias no combate à desinformação, com ações que vão desde a educação de futuros eleitores até a capacitação de magistrados.
A programação segue nesta quinta-feira, 27, com discussões sobre temas atuais, como a aplicação da inteligência artificial na gestão pública, além de oficinas conduzidas por especialistas.