TRE Amapá é parceiro da 149ª Jornada Fluvial no Arquipélago do Bailique
Na ação, a EJE-AP oferece para a população projetos de cidadania

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) participa da 149ª Jornada Fluvial no Arquipélago do Bailique, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) que leva serviços de justiça e cidadania às comunidades ribeirinhas. As atividades acontecem de 24 a 29 de março, iniciando pela Vila Progresso, a maior do arquipélago.
Durante a jornada fluvial, a Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) apresenta o projeto Cidadania entre Rios, que integra o Programa Eleitor do Futuro. O projeto tem como objetivo aproximar a Justiça Eleitoral das comunidades ribeirinhas do Amapá, promovendo educação para a cidadania e incentivando a participação democrática.
A iniciativa combina a exposição “Desafios Amazônicos: Cidadania enTRE Rios” com o projeto “Eleições de Prioridades”, contribuindo para a formação política dos jovens e para a conscientização sobre políticas públicas. Assim, as crianças têm seu primeiro contato com a urna eletrônica, participam de palestras educativas sobre cidadania e participam de uma votação no equipamento para escolher uma das prioridades apresentadas nas Eleições de Prioridades.
O coordenador da EJE-AP, Rinaldo Farias, participa da ação, juntamente com a servidora Helane Mareco, que integra a Comissão de Participação Feminina do TRE-AP e leva para as comunidades temas que tratam da mulher na política.
“Essa é mais uma ação em que a Justiça Eleitoral vai até o cidadão. A Jornada Fluvial, que reúne diversas instituições, oferece uma série de serviços de cidadania e justiça para as populações que residem em regiões de difícil acesso, em fluviais, como é o caso do Distrito do Bailique. E nada melhor para combinar com a proposta da ação do que o projeto Cidadania entre Rios, que foca justamente nas comunidades ribeirinhas”, afirmou Rinaldo Farias.
As atividades continuarão ao longo da semana, com a meta de percorrer diversas localidades da região. Além do projeto da Justiça Eleitoral, a programação também oferece serviços como informações sobre processos trabalhistas em tramitação, recebimento de novas reclamações trabalhistas, salário-maternidade para agricultoras e pescadoras, emissão e regularização de CPF, e palestras e ações educativas sobre Saúde Ambiental, todos oferecidos pelos órgãos parceiros.