No Amapá, mais de 20 mil eleitores podem ter o título cancelado

Os eleitores faltosos, que não votaram nas três últimas eleições (turnos), precisam regularizar a situação eleitoral até 19 de maio

Confira o passo a passo para a regularização do documento até 8 de maio

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) identificou 25.034 eleitores faltosos nos três últimos pleitos, ou seja, são mais de 25 mil pessoas que não compareceram às urnas em três turnos consecutivos e não justificaram a ausência às urnas. Os eleitores têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação eleitoral, que pode ser feita pela internet ou presencialmente.

O estado soma 25.034 pessoas na lista de ausentes, só em Macapá o número chega a 13.762. O município de Santana ocupa a segunda posição na lista, com 2.939 eleitores pendentes, seguido de Oiapoque com 2.314 faltosos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também demonstram o número de inscrições já regularizadas e aquelas que não estão sujeitas ao cancelamento. O eleitor que não normalizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, corre o risco de ter seu título cancelado após o prazo estabelecido pelo TSE.

Eleitoras e eleitores que não votaram, não justificaram e não pagaram multas por ausência em três últimos pleitos (incluindo o 1º e o 2º turno e, se houver, eleições suplementares) podem ter a inscrição cancelada. A regra não se aplica a:  

  • eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas); 
  • pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar; e  
  • casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.   

A consulta da situação eleitoral de eleitores faltosos pode ser feita no site do TRE Amapá ou do Tribunal Superior Eleitoral, ou presencialmente nos cartórios eleitorais. Para regularizar a situação eleitoral, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou acessar o Autoatendimento Eleitoral, nos sites da Justiça Eleitoral, ou o aplicativo e-Título, até o dia 19 de maio, apresentando os seguintes documentos: documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório); título eleitoral ou e-Título; comprovantes de votação; comprovantes de justificativas eleitorais; e o comprovante de dispensa de recolhimento ou, caso não tenha sido dada baixa, os comprovantes do recolhimento das multas. A documentação a ser apresentada depende da situação específica do eleitor.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Contatos ASCOM TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido