EJE-AP diploma alunos que participaram das eleições do Programa Eleitor do Futuro
Representantes de turmas e vices, eleitos por meio de um processo que utilizou a urna eletrônica, chegaram à reta final do processo com a diplomação

Na tarde desta sexta-feira, 28, o auditório da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) foi palco de uma cerimônia de diplomação que reuniu olhares de orgulho de pequenos futuros eleitores. Representantes de turmas e vices do Colégio Santa Bartolomea Capitanio, eleitos por meio de um processo que utilizou a urna eletrônica, foram diplomados por meio do Programa Eleitor do Futuro.
Foram 14 representantes e 14 vices das turmas do 4º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, todos eleitos nas eleições para representantes de turma do Colégio Santa Bartolomea Capitanio. O evento contou também com a participação de professores conselheiros, alunos que foram mesários no processo e familiares, que prestigiaram a conquista das crianças e adolescentes.
A EJE-AP coordena o programa, que visa conscientizar crianças e jovens sobre a cidadania e a importância da política, preparando os pequenos para o exercício consciente do direito de votar. A dinâmica do programa segue um formato de processo eleitoral, com campanhas e a utilização de urna eletrônica real para a votação, onde os alunos atuam como candidatos, eleitores e mesários. A diplomação representa o fechamento desse ciclo, que busca reforçar a importância do exercício pleno da cidadania por meio do voto. O projeto incentiva também habilidades como a expressão de opinião e a escolha consciente e democrática de representantes.
O Colégio Santa Bartolomea Capitanio é um parceiro antigo da iniciativa e reafirma a importância de preparar os alunos para o exercício pleno da cidadania, destacando a relevância do voto consciente.
O assessor jurídico da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), José Seixas, esteve presente na cerimônia, acompanhado de representantes do colégio.