TRE Amapá e Corpo de Bombeiros discutem parceria para ações voltadas ao Transtorno do Espectro Autista
No encontro, as instituições formalizaram um evento voltado à discussão dos desafios enfrentados por famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Na tarde desta sexta-feira, 11, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, recebeu, em visita institucional, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), Coronel Pelsondré Martins da Silva, acompanhado da Tenente-Coronel Ariadiny Meneses.
O encontro resultou na formalização de uma parceria para a realização de um evento conjunto voltado à discussão dos desafios enfrentados por famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente no ambiente institucional e profissional.
Durante a reunião, foram debatidos temas como a jornada de trabalho dos pais e responsáveis, o acesso a tratamentos e terapias adequadas, bem como a necessidade de ampliar a conscientização dentro dos órgãos públicos e das corporações militares.
O presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, destacou a importância do tema e a relevância da iniciativa.
“Essa é uma pauta sensível e necessária, que exige do poder público não apenas empatia, mas ações concretas. A Justiça Eleitoral está de portas abertas para contribuir com esse diálogo e ajudar na construção de ambientes mais inclusivos e compreensivos com as realidades das famílias de crianças autistas”, afirmou.
Para o comandante Pelsondré Martins da Silva, a parceria representa um avanço no cuidado institucional com os profissionais e suas famílias.
“É fundamental que a estrutura do Estado reconheça os desafios enfrentados por quem convive com o espectro autista e que sejamos, enquanto gestores, facilitadores de políticas mais humanas. A união entre o Corpo de Bombeiros e o TRE fortalece esse compromisso”, ressaltou.
Estiveram presentes no encontro a diretora-geral do TRE-AP, Dilma Pimenta; a secretária de Administração, Orçamento e Finanças, Elinete Nunes; o secretário de Gestão de Pessoas, Heverton Fernandes; o secretário de Tecnologia da Informação, Emanoel Flexa; a secretária judiciária, Mylene Lages; a assessora-chefe da Presidência, Adriana Pacheco; e o assessor jurídico José Seixas.