Abril Azul: TRE-AP e Corpo de Bombeiros do Amapá promovem evento de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista
Evento reuniu profissionais das áreas da saúde e do Direito para debater inclusão e desafios institucionais relacionado ao TEA

Na manhã desta sexta-feira, 25, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), promoveu um evento voltado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como parte da campanha Abril Azul. Com o tema “Os desafios enfrentados por bombeiros militares que vivenciam a responsabilidade do TEA: Conhecer para incluir”, a iniciativa lotou o auditório do TRE-AP, reunindo especialistas e profissionais de diversas áreas.
A mesa de abertura foi composta pelo Comandante-Geral do CBMAP, Coronel Pelsondré Martins da Silva; pela Diretora-Geral do TRE-AP, Dilma Pimenta, que representou o presidente do Tribunal, desembargador Carmo Antônio de Souza; pela tenente-coronel Ariadiny Menezes, coordenadora do Centro de Saúde (CSAU) do Corpo de Bombeiros; e pelo psicólogo Nazir Rachid.
“Iniciamos um período de discussões e ciclos de conversa para compreender melhor o Transtorno do Espectro Autista, identificar formas de participação, promover a socialização e oferecer apoio tanto às pessoas com TEA quanto às suas famílias”, afirma o Comandante-Geral do CBMAP, Coronel Pelsondré Martins da Silva.
A programação foi voltada à ampliação do conhecimento sobre o TEA no contexto institucional, com destaque para a realidade de bombeiros militares que convivem com o transtorno no ambiente familiar e profissional. O evento contou com palestras, debates e uma mesa-redonda para o compartilhamento de vivências.
“Nós, bombeiros militares, enfrentamos desafios únicos ao conciliar uma carreira exigente com as necessidades especiais de nossos filhos. Para superarmos esses desafios, é essencial que atuemos de forma conjunta, construindo um ambiente mais inclusivo, solidário e acolhedor”, afirma a tenente-coronel Ariadiny Meneses.
A Diretora-Geral do TRE Amapá, Dilma Pimenta, destacou a importância de promover a reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista no contexto do serviço público, ressaltando que o tema ainda precisa ser amplamente explorado. Ela também falou sobre a relevância da parceria entre as instituições públicas para ampliar o debate e fortalecer ações inclusivas.
“Esse evento é de grande relevância porque traz essa questão para o debate, abordando todas as nuances que os servidores públicos, de modo geral, também enfrentam, principalmente as mulheres, que, como destacou a tenente-coronel Ariadiny, além das responsabilidades na corporação, acumulam também as demandas e os desafios de casa”, destacou.
Na programação, a palestra da psicóloga clínica e especialista em TEA, Dra. Mayana Katyucia Lacerda Lobato Amaro, que apresentou o tema “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Um olhar ampliado”, abordando as múltiplas dimensões do transtorno. Em seguida, a vice-presidente da OAB/AP, Dra. Sandra Christina Rocha de Souza, especialista em Direito da Família e Sucessões e Direito Processual Civil, falou sobre os “Aspectos Jurídicos: Desafios institucionais da garantia de direitos da pessoa com TEA”.
O Diretor-Geral de Atendimento do Super Fácil, Wenderson Leite, apresentou os serviços disponibilizados pela instituição voltados ao público com TEA, com destaque para a emissão da carteirinha da pessoa com autismo e o Projeto Espaço TEAcolho. Segundo ele, as salas TEAcolho oferecem atendimento inclusivo, com brinquedoteca adaptada e equipe capacitada para prestar orientações e garantir os direitos das pessoas autistas.
Também participaram como palestrantes a médica clínica geral do CSAU/CBMAP, Capitã Rejane Melo Marques, e o médico neurocirurgião Capitão Domingos Edno Castro Ribeiro. Ambos abordaram o tema “Procedimento Operacional Padrão: Acolhimento em ocorrências com pessoas neurodivergentes”, com foco no atendimento realizado pelas equipes de ambulância.
Abril Azul: TRE-AP e Corpo de Bombeiros do Amapá promovem evento voltado ao Transtorno do Espectro Autista
A programação foi encerrada com uma mesa-redonda, que proporcionou a troca de experiências entre bombeiros militares e especialistas, abordando os desafios emocionais e profissionais enfrentados por famílias após o diagnóstico do TEA. Participaram o Coronel Pedromar Ribeiro, o psicólogo Nadir Rachid e os cabos do Corpo de Bombeiros Verena Carla e Priscila Gomes.