Assessoria de Planejamento do TRE Amapá apresenta ao presidente do Tribunal projeto de IA desenvolvido em parceria com outros regionais
Além da ferramenta, também é realizada a atualização dos painéis do BI

O assessor de Planejamento do TRE-AP, Patrick Dayan Guimarães, apresentou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, à diretora-geral Dilma Pimenta ao secretário de Gestão de Pessoas, Heverton Fernandes, e à assessora-chefe da Presidência, Adriana Pacheco, os avanços do projeto de inteligência artificial desenvolvido em parceria com outros regionais.
Os Tribunais Regionais Eleitorais do Amapá, Goiás e do Acre trabalham juntos para criar uma inteligência artificial segura que atenda as demandas das instituições. A ferramenta de IA vai ajudar a analisar informações estratégicas, montar planos de ação com base em auditorias e facilitar a busca por normas internas do Tribunal. A iniciativa integra o programa TRE-AP 4.0: Inovação e Modernização, diretriz da atual gestão 2025–2027, sob a presidência do Desembargador Carmo Antônio de Souza e vice-presidência do Desembargador Agostino Silvério Júnior. O programa visa à incorporação de soluções tecnológicas voltadas à inovação, à eficiência e à transparência na gestão pública.
“O projeto é mais um passo para termos uma Justiça Eleitoral mais moderna, transparente e que usa os dados para melhorar a sua atuação”, explicou Patrick.
Durante a reunião, também foi apresentado o andamento do trabalho de atualização dos painéis de gestão desenvolvidos em Power BI (Business Inteligence). Uma equipe de servidores do TRE de Goiás está no Amapá auxiliando a atualização. Estão sendo inseridos novos dados e melhorada a configuração para tornar a ferramenta mais clara, rápida e confiável, ajudando na tomada de decisões.
Os painéis BI foram instalados em 2023 no TRE Amapá reunindo e organizando dados importantes do Tribunal e, formato de gráficos e indicadores visuais. Eles servem para facilitar a análise dessas informações e ajudar gestores e servidores a tomarem decisões mais rápidas, precisas e baseadas em dados reais.