TRE-AP realiza simulação de auditoria das urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições

Serão sorteadas 23 urnas de diversas zonas eleitorais do estado para serem auditadas

TRE-AP realiza simulação de auditoria das urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) na quarta-feira, 18, promoveu uma simulação da auditoria das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 6 de outubro. O evento ocorreu no auditório da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), na sede do TRE-AP em Macapá, onde também será realizada a auditoria oficial no dia do pleito, com o objetivo de conferir a captação e a contagem dos votos.

As auditorias das urnas eletrônicas são abertas ao público e podem ser acompanhadas por qualquer cidadã ou cidadão interessado, além das entidades fiscalizadoras previstas em lei, como partidos políticos e representantes do Ministério Público. Este é mais um passo importante na preparação do processo eleitoral, reforçando a confiança da população na Justiça Eleitoral e no sistema eletrônico de votação.

"Essa simulação é um dos pilares que asseguram a transparência das eleições. A auditoria das urnas é realizada de forma aberta e pode ser acompanhada por qualquer cidadão, reforçando nosso compromisso com a segurança e integridade do processo eleitoral. O sistema eletrônico de votação tem demonstrado sua confiabilidade ao longo dos anos, e nossa missão é continuar garantindo essa confiança da sociedade", afirmou o juiz Marconi Pimenta, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do TRE Amapá.

Durante a simulação, cerca de 30 servidores e colaboradores da Comissão de Votação Eletrônica estiveram presentes, acompanhando os testes do sistema oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Simulação no dia do pleito

Na véspera do 1º turno das eleições, o TRE Amapá sorteará 23 urnas de diversas Zonas Eleitorais do estado para serem auditadas. O procedimento é essencial para garantir a transparência e segurança do processo eleitoral. A auditoria tem como foco verificar a integridade e autenticidade dos equipamentos e seus sistemas, seguindo os critérios estabelecidos pelo TSE.

“No dia do pleito, o eleitor será convidado a fazer esse teste, provando que apenas o eleitor pode votar naquela urna. Essa é mais uma camada, mais uma prova para retirar aquelas fake news que visam diminuir a confiança na urna eletrônica”, afirmou o juiz Marconi Pimenta.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido