Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE Amapá realiza simulação com técnicos de urna
A simulação ocorre em todo o país para alinhar o trabalho de transmissão dos resultados das eleições em regiões interiores e de difícil acesso
Na tarde desta sexta-feira, 27, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), participou do Simulado Nacional do SMSat, um sistema móvel via satélite utilizado para a transmissão de dados das urnas eletrônicas em áreas do interior do Estado e em regiões de difícil acesso. A simulação, que acontece em todo o país, visa garantir o alinhamento do processo de transmissão dos resultados no dia das eleições.
Durante o teste, também foi avaliada a tecnologia JE Connect, responsável por garantir a comunicação segura dos dados eleitorais. “Basicamente, o sistema é um notebook próprio da Justiça Eleitoral que se comunica sem interferências. Ele utiliza o SMSat para a transmissão via satélite, e o JE Connect assegura que a transmissão ocorra de forma segura”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Emanoel Flexa.
A simulação foi realizada na sede do cartório da 10ª Zona Eleitoral, onde os técnicos de urnas praticaram os procedimentos que serão realizados após o encerramento da votação. Ao todo, 53 transmissões foram feitas simultaneamente, respeitando o horário de encerramento do pleito no dia 6 de outubro.
"Esses testes são fundamentais para identificar e corrigir possíveis problemas de configuração dos equipamentos, garantindo que, no dia da eleição, o processo seja ainda mais eficiente e seguro", concluiu o secretário Emanoel Flexa.