Reintegração social: TRE Amapá aborda Cidadania Ativa durante palestra na Casa do Albergado
O programa é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AP, voltada para egressos do Sistema Prisional
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) está encerrando setembro com foco na cidadania e inclusão. Neste sábado, 28, o presidente em exercício do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, participou da palestra "Cidadania Ativa" na Casa do Albergado, voltada para reeducandos que progrediram para o regime aberto domiciliar. A iniciativa é promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) e integra a ação "Cidadania e Qualidade de Vida", realizada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN).
Durante a palestra, o analista judiciário do TRE-AP, Heverton Fernandes, destacou a importância do exercício da cidadania, abordando conceitos como democracia, participação social e fatores que podem contribuir para a reintegração social.
A ação "Cidadania & Qualidade de Vida" conta com diversos parceiros, como o TRE Amapá, e visa promover a cidadania e a ressocialização de egressos do sistema prisional, buscando reduzir a reincidência penal e fortalecer a reintegração social. As palestras acontecem no último sábado de cada mês, oferecendo informações essenciais sobre direitos políticos, condições do regime aberto domiciliar, saúde, higiene pessoal e incentivo à autossuficiência financeira.