Mesário Inclusivo: Conheça alguns exemplos de inclusão na Justiça Eleitoral do Amapá
Cerca de 40 mesários irão atuar nas Eleições dentro do estado
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), através do Projeto "Inclusão de Pessoas com Deficiência como Mesárias e Mesários nas Eleições de 2024", já soma, aproximadamente, 40 mesários com deficiência que já atuaram ou atuarão nas eleições nas 10 Zonas Eleitorais em todo o estado.
Para demonstrar o impacto positivo do trabalho desses mesários e destacar a importância de sua participação ativa no processo eleitoral, a Assessoria de Comunicação do TRE Amapá conversou com mesários sobre suas experiências e contribuições para a democracia.
Fortalecendo a democracia: exemplos de inclusão
A deficiência não foi barreira para que os mesários José Luiz e Angleson dessem a sua contribuição para o processo democrático.
O José Luiz Marques fará sua estreia como mesário nas Eleições de 2024. Embora esteja iniciando sua trajetória no trabalho ativo pela democracia, ele expressou entusiasmo em contribuir para o processo eleitoral como 1º mesário em um local de votação da 10ª Zona Eleitoral e já aprovou o novo modelo de urna eletrônica, que oferece diversos recursos de acessibilidade.
"A minha expectativa para estas eleições, que serão as primeiras como mesário, é muito grande. Estou ansioso para exercer o papel da democracia não apenas como eleitor, mas também como mesário, e para atender os eleitores da melhor forma possível", disse o novo mesário, José Luiz Marques.
Também mesário da 10ª Zona Eleitoral, o Angleson Lorran Tavares já possui bastante experiência no processo eleitoral, atuando como mesário desde 2018, quando se voluntariou para fortalecer a democracia. Em 2024, atuará como 1º mesário na escola Maria do Carmo Viana dos Anjos.
"Ajudo a fortalecer a democracia, isso é muito significante para mim. A gente ajuda muito e também é muito ajudado", concluiu Angleson.
TRE Amapá nas redes
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) está promovendo a campanha “Fortalecendo a Democracia: #MesárioInclusivo” para estimular a participação de pessoas com deficiência como mesárias voluntárias nas Eleições Municipais de 2024. A campanha também visa divulgar as melhorias na acessibilidade das urnas eletrônicas e ressaltar a importância da participação ativa dessas pessoas no fortalecimento da democracia.
Ao longo do mês de setembro, estas sendo publicados conteúdos educativos que abordam a contribuição de pessoas com deficiência no processo eleitoral, suas experiências e a importância de sua participação para a democracia. Os depoimentos e experiências de mesários com deficiência serão divulgados nos canais oficiais da Justiça Eleitoral Amapaense no Instagram e Facebook.