Eleições 2024: TRE Amapá finaliza a Cerimônia de geração de mídias para o pleito
O procedimento aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro e gerou 4.950 mídias para todo o estado

A Cerimônia de Geração de Mídias para as Eleições Municipais 2024 foi encerrada nesta sexta-feira, 20. Durante dois dias, foram preparadas 4.950 mídias para todo o estado. O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, e o presidente da Caixa de Assistência da OAB Amapá, Mauro Júnior, e a advogada Paloma Roberta Monteiro, representando a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amapá, participaram do evento.
A geração de mídias foi um dos procedimentos de preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno do pleito de 2024, marcado para o dia 6 de outubro. O procedimento consistiu em gerar e armazenar dados em dispositivos chamados mídias de aplicação. Essas mídias foram preparadas com dados essenciais para o funcionamento da urna eletrônica no dia da votação, como números e siglas dos partidos, nomes, números e fotos dos candidatos, além de informações sobre os eleitores, como nome, número do título, biometria e seções eleitorais. Na ocasião, foram geradas mídias tanto para as urnas de todas as Zonas Eleitorais do Amapá.
Ao final da geração, as mídias foram acondicionadas em "Envelopes de Segurança" identificados, lacrados e assinados pelo presidente da Comissão de Geração de Mídias e representantes das entidades fiscalizadoras. O desembargador Carmo Antônio de Souza, que também preside a Comissão de Geração de Mídias para as Eleições 2024, foi o responsável por lacrar o envelope contendo a última mídia gerada na cerimônia.
Cronograma de Preparação das Urnas Eletrônicas
A próxima etapa da preparação do processo eletrônico de votação é a Cerimônia Pública de Preparação das urnas eletrônicas, que consiste na carga e lacração dos equipamentos. Na 2ª Zona Eleitoral, a cerimônia está marcada para os dias 24 e 25 de setembro, e para a 10ª Zona Eleitoral para os dias 26 e 27 de setembro, na capital Macapá. Essas etapas estarão abertas ao público e às entidades fiscalizadoras, garantindo a transparência e lisura do processo eleitoral.
Em 2024, o TRE Amapá utilizará 2.150 urnas eletrônicas para o pleito, permitindo que as eleitoras e eleitores escolham seus representantes para as Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos 16 municípios amapaenses.