Eleições 2024: TRE Amapá capacita acadêmicos de Direito para apoio no pleito
Aproximadamente 203 discentes participam do Projeto Prática Jurídica e Cidadania nas Eleições 2024
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), realizou a capacitação de 203 acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Estácio, que integram o Projeto Prática Jurídica e Cidadania nas Eleições 2024. O treinamento dos acadêmicos aconteceu no auditório da 10ª Zona Eleitoral, na zona norte de Macapá.
O presidente em exercício do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, abriu o evento, ressaltando a importância da colaboração dos estudantes para o bom andamento das eleições no dia 6 de outubro. Ele ressaltou que a ação busca aliar a formação acadêmica ao serviço público, proporcionando aos estudantes de Direito uma experiência prática e de grande valor para sua formação profissional.
“Ele une ensino e aprendizagem, vinculando a teoria à prática, que é exatamente aquilo que a Justiça Eleitoral faz no dia a dia. A Justiça Eleitoral possui expertise no processo eleitoral, e trazemos a academia para que os estudantes conheçam melhor como funciona esse processo, e, acima de tudo, a sua lisura”, afirmou o desembargador.
A capacitação, conduzida pela Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-AP, tem como objetivo preparar os acadêmicos para funções jurídicas específicas durante o pleito, como o apoio aos coordenadores dos locais de votação, mesários e eleitores, esclarecendo dúvidas relacionadas ao direito eleitoral.
No treinamento foram apresentados os procedimentos da votação, tanto antes quanto durante e após o pleito, além da cartilha sobre propaganda eleitoral.
“O projeto, fruto de parceria entre o TRE-AP e a Faculdade Estácio, permite que os estudantes acompanhem toda a logística das eleições, desde o recebimento dos mesários e urnas até o funcionamento no dia da votação”, disse o chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, Francisco Serafim.
O chefe do cartório da 10ª Zona Eleitoral destacou ainda que o cartório da as Zonas Eleitorais estarão em plantão judiciário no dia das eleições para apoiar os acadêmicos na prática jurídica.
Segundo Jean Nelson Oliveira Quadros, acadêmico do 10º semestre de Direito da Estácio Seama, a experiência é fundamental para o desenvolvimento da carreira jurídica e para o desenvolvimento enquanto cidadãos.
“Agora teremos a oportunidade de participar ativamente, recebendo as instruções necessárias para entender como nos posicionar e agir no dia 6 de outubro. Tudo isso se soma ao que aprendemos em sala de aula, e nada melhor do que a prática para conferir cada processo e cada detalhe", destacou o acadêmico.