Eleições 2024: locais de votação contarão com Coordenadores de Acessibilidade
Os coordenadores serão responsáveis por auxiliar eleitores com deficiência no dia da votação

Com o objetivo de promover maior acessibilidade às eleitoras e eleitores e garantir comodidade na hora do voto, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) disponibilizará, no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, marcado para o dia 6 de outubro, Coordenadores de Acessibilidade em todos os locais de votação do estado. A iniciativa visa promover a inclusão e acolhimento adequado para pessoas com deficiência nos locais de votação.
Embora não seja novidade nas Eleições de 2024, a presença dos coordenadores de acessibilidade, que já atuaram no pleito de 2022, foi expandida para todos os locais de votação do Amapá neste ano.
“Em 2024, além dos coordenadores em suas funções de rotina, contamos também com o coordenador exclusivo para auxiliar os eleitores com deficiência, que é o coordenador de acessibilidade. A Justiça Eleitoral está sempre preocupada em garantir o melhor acesso dos eleitores aos locais de votação", destacou o chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, Francisco das Chagas.
Segundo o chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, os coordenadores de acessibilidade passaram por um treinamento específico, dentro da formação geral dos coordenadores, com orientações direcionadas para atender e orientar os eleitores com deficiência no dia da votação.
Esses profissionais deverão verificar as condições de acessibilidade dos locais de votação. Também, no dia da eleição, eles auxiliarão eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, oferecendo suporte na locomoção até a seção eleitoral e no encaminhamento às urnas e auxiliando o preenchimento dos formulários de indicação das condições de deficiência pelos eleitores que ainda não tenham feito essa atualização durante o Cadastro Eleitoral.
"Eles estarão prontos para orientar e assistir os eleitores com deficiência, inclusive no registro e atualização de dados sobre a deficiência, para que o eleitorado receba o atendimento adequado nas futuras eleições", acrescentou Francisco das Chagas.
Eleitores com deficiência podem informar sua condição no dia da votação
No dia 6 de outubro, durante o primeiro turno das eleições, as leitoras e os eleitores com deficiência que não atualizaram seus dados no cadastro eleitoral poderão informar sua condição no momento do voto. O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou um formulário que poderá ser preenchido com o auxílio dos coordenadores de acessibilidade, no qual o eleitor indicará o tipo de deficiência. Esse formulário será posteriormente registrado no sistema da Justiça Eleitoral, possibilitando um atendimento mais adequado nas próximas eleições.
"É muito importante que a Justiça Eleitoral faça esse registro para, justamente, trabalhar nas adaptações das seções eleitorais e das escolas, de modo a atender da melhor forma possível os eleitores com deficiência", finalizou o chefe de cartório.