Eleições 2024: 10ª Zona Eleitoral inicia treinamentos dos mesários da Zona Norte da capital
A previsão é de que os treinamentos sejam concluídos na 1ª semana de setembro
Começaram nesta terça-feira, 3 de setembro, os treinamentos para os mesários que atuarão na Zona Norte de Macapá, pertencente à 10ª Zona Eleitoral (ZE). As capacitações são conduzidas pela Comissão de Treinamento de Mesários, no cartório da 10ª ZE.
O desembargador Carmo Antônio de Souza, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), deu as boas-vindas à primeira turma de capacitação e ressaltou a importância do mesário no dia da votação e o contato com o eleitor. O juiz titular da 10ª Zona Eleitoral, Eduardo Navarro, também acompanhou as atividades.
“Essa etapa de treinamentos é extremamente importante para garantir que, no dia 6 de outubro, data das Eleições Municipais, os eleitores sejam atendidos da melhor maneira possível pelos mesários”, disse o desembargador.
O treinamento presencial é destinado ao presidente e ao 1º mesário, enquanto o 2º mesário, o secretário e o suplente serão capacitados de forma virtual.
De acordo com o chefe de cartório da 10ª ZE, Francisco das Chagas, o treinamento abrange os mesários da capital. Os voluntários e convocados que atuarão em Itaubal, Cutias e nas regiões rurais e ribeirinhas já passaram pela capacitação. A previsão é de que os treinamentos em Macapá sejam concluídos na primeira semana de setembro.
Ao todo, no estado inteiro, cerca de 7 mil mesários estarão envolvidos nas eleições de 2024. Os voluntários serão preparados para recepcionar os eleitores e assegurar a habilitação para o voto em 1.928 seções eleitorais no Amapá.