Acesso Digital para Democracia: TRE Amapá promove inclusão digital no dia das Eleições 2024
Macapá e Santana serão os primeiros municípios contemplados com pontos de Internet.

Buscando garantir que eleitores e eleitoras em áreas socialmente vulneráveis tenham acesso gratuito à internet no dia das eleições de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) criou o Projeto “Acesso Digital para Democracia”. Este projeto visa promover a inclusão digital, aumentando a transparência do processo eleitoral com mais eleitores e eleitoras acompanhando a apuração em tempo real.
O projeto funcionará através de parcerias com empresas de telecomunicações e provedores de internet que irão disponibilizar acesso gratuito à internet em locais específicos.
“As parcerias são fundamentais para o sucesso do projeto. O Acesso Digital para Democracia busca fortalecer a democracia através da inclusão digital, garantindo que todos os eleitores e todas as eleitoras possam participar ativamente do processo eleitoral de 2024. O TRE Amapá se compromete a trabalhar em parceria com diferentes setores para viabilizar esta importante iniciativa”, informou o diretor geral do TRE-AP, Francisco Valentim.
Está sendo realizado um mapeamento pelas Zonas Eleitorais (ZE) de Macapá e Santana, que definirão quais pontos de acesso à internet serão de maior alcance para obter a maior participação de eleitores e eleitoras no dia das eleições.
“As localidades serão delimitadas pelas zonas eleitorais de Macapá e Santana. Nesse primeiro momento estamos implementando nestes municípios e, em breve, iremos atender as demais ZEs para também participar deste importante ato democrático”, informou o diretor.