TRE Amapá dá destinação responsável a resíduos sólidos produzidos durante as Eleições 2024

O material foi coletado em regiões remotas de Santana e receberam destinação adequada em Macapá

TRE Amapá dá destinação responsável a resíduos sólidos produzidos durantes as Eleições 2024

Em uma iniciativa que une cidadania e sustentabilidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) implementou o projeto piloto "SustentaTRE: Ecorresíduos" durante o 1º turno das Eleições Municipais 2024, com foco na sustentabilidade e na destinação responsável de resíduos em localidades onde não há coleta. Em Santana, mesários realizaram a coleta de materiais em nove comunidades remotas do município e agora, em Macapá, a equipe da Justiça Eleitoral Amapaense deu a destinação responsável aos resíduos.

A iniciativa surgiu após visitas da Comissão de Sustentabilidade e Inclusão do TRE Amapá às Zonas Eleitorais e às secretarias de meio ambiente dos municípios, onde foi constatada a necessidade de atenção às áreas com locais de votação que não possuem infraestrutura para o manejo de resíduos.

Regiões remotas de Santana

Para implementar o projeto, a 6ª Zona Eleitoral de Santana distribuiu sacolas aos mesários, orientando os presidentes das seções eleitorais sobre a coleta e separação adequada dos materiais. No dia da votação, ao final dos trabalhos nas localidades, os resíduos foram trazidos para a sede do cartório em Santana e, posteriormente, levados à sede do TRE Amapá para a destinação adequada.

TRE Amapá dá destinação responsável a resíduos sólidos produzidos durantes as Eleições 2024

As comunidades que participaram do projeto incluem Pirativa, Rio Cachoeirinha, Ilha de Santana, Cafezal, Matão 1, Matão 2, Matão 3, Igarapé do Lago e Conceição do Maruanum. Os mesários, especialmente os que atuaram em áreas de difícil acesso, foram bem orientados para garantir a execução eficaz da coleta de lixo.

TRE Amapá dá destinação responsável a resíduos sólidos produzidos durantes as Eleições 2024

“Todas as comunidades enviaram as sacolas com os resíduos ao cartório. Orientamos que fossem colocados materiais plásticos, alumínio e vidro, tudo o que pudesse ser reciclado”, afirmou o chefe de cartório da 6ª Zona Eleitoral, Givanildo Quadresma.

O chefe de cartório avaliou a ação como positiva e manifestou a expectativa de que o TRE Amapá mantenha essa política de conscientização ambiental.

“Quanto mais promovemos esse tipo de iniciativa, mais a importância da reciclagem se sedimenta na mente das pessoas”, disse.

Projeto SustentaTRE: Ecorresíduos

Desenvolvido pela Comissão de Sustentabilidade e Inclusão, o projeto visa reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de materiais recicláveis durante o período eleitoral. O TRE-AP está comprometido em promover ações sustentáveis e em conscientizar servidores, colaboradores e a sociedade sobre a preservação do meio ambiente, incentivando os profissionais que atuam em localidades de difícil acesso e sem coleta de lixo a trazer de volta os materiais recicláveis e descartáveis.

“Acreditamos que, a partir dessa ação, novas ideias, atitudes e comportamentos possam surgir da própria comunidade. Mantemos contato com eles para que possam criar uma coleta seletiva e destinar os materiais a quem trabalha com reciclagem”, finalizou Givanildo Quaresma.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido