Eleições 2024: TRE Amapá realizou a auditoria das urnas no dia da votação

Testes públicos, acompanhados por auditores externos e entidades fiscalizadoras, foram realizados no domingo de votação em 23 equipamentos

Eleições 2024: TRE Amapá realizou a auditoria das urnas no dia da votação

No domingo de votação, 6 de outubro, 23 urnas eletrônicas passaram por testes públicos para atestar a confiabilidade do equipamento. A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou seus trabalhos às 8h do dia da eleição, em paralelo à votação oficial. O processo foi dividido entre os Testes de Integridade, que neste ano contou, pela primeira vez, com o teste de integridade com biometria, e o Teste de Autenticidade.

Para o presidente da CAVE, juiz Marcoini Pimenta, o teste é fundamental para garantir que as urnas são confiáveis e passíveis de auditoria. O magistrado também explicou as etapas do procedimento e a grande logística empregada para sua realização, contando com duas aeronaves para a busca de urnas em regiões distantes da capital e a mobilização de uma equipe de 150 pessoas.

“Essas urnas foram submetidas aos testes de autenticidade e integridade, com uma equipe de 150 colaboradores. Visamos garantir a autenticidade e a lisura das urnas eletrônicas”, afirmou o juiz.

Teste de Integridade

O Teste de Integridade simula uma votação normal e leva em consideração as circunstâncias que podem acontecer durante o pleito. Assim, segue o mesmo rito de uma seção eleitoral comum, com a emissão da "zerésima" (documento que comprova que não há nenhum voto na urna antes da votação) e a impressão do Boletim de Urna (BU), um relatório impresso após o encerramento da votação que contém a apuração dos votos armazenados no equipamento. O teste contou com 20 urnas eletrônicas, das quais 18 foram auditadas no auditório da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), na sede do TRE Amapá.

Eleições 2024: TRE Amapá realizou a auditoria das urnas no dia da votação

Diversas câmeras, tanto fixas quanto móveis, registraram todas as etapas do processo. Ao final, os boletins de urna foram comparados com os dados do sistema auxiliar de auditagem, e as divergências encontradas foram analisadas. Membros da comissão, auditores externos e entidades fiscalizadoras atestaram que todos os erros encontrados foram humanos, decorrentes da digitação de números errados na urna.

Os processos de auditoria foram registrados por câmeras e transmitidos ao vivo pelo canal do TRE-AP no YouTube, garantindo total transparência e possibilitando que os eleitores possam acompanhar todas as etapas do processo. A transmissão já conta com mais de 400 visualizações na plataforma.

Clique aqui e confira na íntegra.

A atividade foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Federal do Amapá (IFAP) e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Teste de Integridade com biometria

Pela primeira vez, eleitores puderam participar diretamente da auditoria da votação eletrônica, reforçando a transparência e a confiança no processo eleitoral. Na Universidade Estadual do Amapá (UEAP), foi montada uma estação com duas urnas eletrônicas, onde eleitores que já haviam votado foram convidados a participar da auditagem.

“O sistema eletrônico de votação passa por várias auditorias durante o processo eleitoral. Um dos eventos mais importantes é o teste de integridade, que este ano contou, pela primeira vez, com biometria na UEAP. Eleitores convidados pela Justiça Eleitoral puderam validar a confiança nas urnas eletrônicas. O processo visa garantir maior transparência, segurança e confiança no processo eleitoral brasileiro”, afirmou a juíza auxiliar da CAVE, Priscylla Mendes, que acompanhou os trabalhos na universidade.

Mais de 120 eleitores participaram voluntariamente do teste. Um dos destaques do dia foi o senhor Abguar Teixeira de Paula, de 90 anos, eleitor número 01 da seção 01, que chegou de cadeira de rodas, acompanhado por familiares, para realizar o Teste de Integridade utilizando a biometria.

“Tenho muito orgulho de colaborar com a Justiça Eleitoral. É uma forma de mostrar para todos que o sistema é seguro”, afirmou o eleitor, emocionado.

Eleições 2024: TRE Amapá realizou a auditoria das urnas no dia da votação

“É importante ressaltar o trabalho para garantir a lisura do pleito, mas, acima de tudo, a inviolabilidade das nossas urnas. Que vocês, equipe, sejam multiplicadores de que o voto postado na urna é aquele efetivamente contado”, disse o presidente em exercício, desembargador Carmo Antônio de Souza, que também se voluntariou para participar do teste.

Eleições 2024: TRE Amapá realizou a auditoria das urnas no dia da votação

Além de conferir os trabalhos realizados na UEAP, durante o dia, o presidente também visitou a auditoria das urnas no auditório da EJE-AP, acompanhado pelo desembargador Carlos Tork, membro do Pleno.

Eleições 2024: TRE Amapá realizou a auditoria das urnas no dia da votação

Teste de Integridade

A CAVE também realizou o Teste de Autenticidade das urnas eletrônicas, que atesta a integridade e autenticidade dos sistemas oficiais da Justiça Eleitoral. As auditorias ocorreram em três urnas nas seguintes Zonas Eleitorais: 5ª ZE – Mazagão: Escola Prof. Antônia Silva Santos, Seção 118; 6ª ZE – Santana: Escola Elizabeth Picanço, Seção 76; 10ª ZE – Macapá: Escola Marly Maria de Souza. Todo o procedimento foi supervisionado por servidores da Justiça Eleitoral, auditores externos e entidades fiscalizadoras.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido