Eleições 2024: saiba quantas seções estão localizadas em áreas, indígenas, ribeirinhas e rurais no Amapá
A Justiça Eleitoral está em todo lugar para atender todos os eleitores amapaenses
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realiza até o dia 6 de outubro a distribuição das urnas eletrônicas para preparar as seções eleitorais de regiões de difícil acesso, áreas indígenas, ribeirinhas e rurais de todo o Estado.
Ao todo, existem 20 seções eleitorais em áreas indígenas no Amapá, sendo que 18 delas estão localizadas no município de Oiapoque, onde se concentra o maior número de eleitores indígenas, que são 1.985. As outras duas seções estão situadas no município de Pedra Branca do Amapari, que registrou eleitorado de 251 eleitores da etnia Waiãpi no último cadastro eleitoral.
Nas áreas ribeirinhas, a maior concentração de seções está na capital, Macapá, que conta com 25 seções distribuídas entre as duas zonas eleitorais da cidade. O município de Mazagão vem em seguida, com 16 seções eleitorais em regiões ribeirinhas.
Já nas áreas rurais, Macapá também lidera com 40 seções eleitorais, seguido de Mazagão, que conta com 24, e Porto Grande, com 18 seções.
Para atender esses locais de difícil acesso, a Justiça Eleitoral do Amapá mobiliza um esforço logístico, que se inicia com o planejamento de dois anos antes do dia do pleito, e é executado no ano da eleição, envolvendo o envio de equipamentos e pessoal para garantir que todos os eleitores possam votar com segurança e eficiência.