Eleições 2024: pela primeira vez no Amapá, juíza auxiliar é nomeada para comissão de auditoria das urnas
A Juíza Priscylla Peixoto Mendes vai auxiliar os trabalhos da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas
Pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina o acompanhamento de juízes auxiliares aos trabalhos da Comissão de Auditoria da Urna Eletrônica (CAVE). Nesta quinta-feira, 3, a juíza Priscylla Peixoto Mendes foi nomeada para auxiliar esses trabalhos para o TRE Amapá, utilizando o sistema de biometria para garantir ainda mais transparência e segurança no processo eleitoral.
Com quase 20 anos de experiência na magistratura do Amapá, a juíza já coordenou eleições em municípios como Oiapoque, Calçoene e Porto Grande, e agora assume o desafio de colaborar na auditoria das urnas eletrônicas instaladas na Universidade Estadual do Amapá.
A juíza foi recepcionada pelo presidente da Comissão de Auditoria da Urna Eletrônica, juiz Marconi Pimenta, e pelos demais membros da CAVE para um alinhamento técnico das atividades realizadas até o momento.
Durante a reunião, foram abordados temas essenciais como a logística dos testes de integridade e autenticidade das urnas que serão auditadas no dia das eleições. O objetivo é garantir a máxima segurança e publicidade ao pleito de 2024, seguindo todas as boas práticas e prazos estabelecidos pela Justiça Eleitoral.
A auditoria com biometria será realizada em uma estação com duas urnas eletrônicas na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). A juíza Priscylla Peixoto Mendes acompanhará de perto essa iniciativa e convidará eleitores e eleitoras, após votarem, a participarem do processo de auditoria.
“Assumir esse papel é uma responsabilidade enorme, mas também uma honra. Nosso trabalho visa reforçar a confiança que a população tem no sistema eletrônico de votação, assegurando que cada etapa do processo seja auditada com total transparência. Estamos comprometidos em garantir a lisura das eleições e a segurança do voto de cada cidadão”, ressalta a juíza Priscylla Peixoto Mendes.