Eleições 2024: Acadêmicos de Direito prestaram atendimento à população durante as eleições com Projeto de Prática Jurídica
Aproximadamente 100 acadêmicos atuaram prestando orientações aos coordenadores, mesários e eleitores sobre questões relacionadas ao Direito Eleitoral no dia 6 de outubro
Nas Eleições Municipais de 2024, aproximadamente 100 acadêmicos do curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Estácio participaram do Projeto Prática Jurídica e Cidadania nas Eleições, realizando atendimentos em Macapá. A iniciativa, fruto da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e a faculdade, teve como foco a prestação de serviços jurídicos e orientações aos cidadãos.
Os acadêmicos atuaram em locais de votação da 2ª e 10ª Zonas Eleitorais, esclarecendo dúvidas e fornecendo o suporte legal a coordenadores de locais de votação, mesários e eleitores sobre temas voltados ao Direito Eleitoral, demonstrando a capacidade dos alunos de aplicar seus conhecimentos teóricos em situações práticas.
Para o chefe de cartório da 10ª Zona, Francisco Serafim, a importância do projeto vai além do atendimento à comunidade, devido o viés acadêmico, pois alia a formação acadêmica ao serviço público, proporcionando aos estudantes de Direito uma experiência prática de grande valor para sua formação profissional em um período importante para a democracia: as eleições.
Para os universitários, que agora passaram a fortalecer a democracia de maneira ativa como colaboradores da Justiça eleitoral, a experiência é fundamental tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional. Ao se envolverem em situações reais, os estudantes não apenas puderam consolidar seu aprendizado teórico, mas também desenvolver habilidades essenciais para a área em que desejam atuar, como a comunicação com a comunidade e a resolução de problemas ou dúvidas, que são essenciais para sua futura atuação como operadores do Direito.
O presidente em exercício do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza, acompanhou presencialmente os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos, visitando os locais em que houve assistência jurídica e dialogando com o gestor responsável pela faculdade, Higgy Mamédio Siqueira, e com o coordenador do curso de Direito, Fellipe Brandão. Também acompanharam a visita a assessora-chefe da Presidência do TRE-AP, Alessandra Gusmão, e o assessor de Planejamento do tribunal, Patrick Guimarães.