Cartórios Eleitorais do Amapá funcionam em plantão para justificativa fora de domicílio no 2º turno
Embora as eleições no estado tenham terminado no 1º turno, os cartórios atenderam eleitores que votam em municípios em que houve com 2º turno, mas estão no Amapá
No domingo, 27 de outubro, os cartórios eleitorais do Amapá funcionaram em regime de plantão para atender eleitores que estavam fora de seu domicílio eleitoral e precisavam justificar a ausência nas urnas durante o 2º turno das eleições. Apesar de as Eleições Municipais de 2024 terem se encerrado no 1º turno em todos os municípios do estado, o serviço foi disponibilizado para garantir que os eleitores pudessem regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral.
O atendimento aconteceu das 8h às 17h, obedecendo o horário de votação em municípios onde houve 2º turno. O movimento nos cartórios foi considerado leve, permitindo que os eleitores fossem atendidos de forma rápida. Ao todo, mais de 70 atendimentos foram realizados somente na capital.
Rosângela Santos, eleitora de Manaus, Amazonas, esteve no cartório da 2ª Zona Eleitoral em Macapá para justificar sua ausência. Ela destacou a agilidade do atendimento.
“Fiz questão de vir ao cartório para justificar meu voto. É importante estar quite com a Justiça Eleitoral e exercer esse direito enquanto cidadã”, afirmou.
O serviço de justificativa de ausência às urnas também esteve disponível pela internet, por meio do aplicativo e-Título. Utilizando geolocalização, o aplicativo conseguiu detectar quando o eleitor estava fora de seu domicílio eleitoral, facilitando o processo para aqueles que não puderam votar ou comparecer ao cartório durante o plantão eleitoral no domingo.