TRE-AP destaca ações de sustentabilidade durante Conferência sobre a Amazônia
Comissão destacou atividades que promovem um ambiente mais sustentável dentro da Justiça Eleitoral
Durante a realização da Conferência Internacional "Desenvolve Amazônia: Diálogos para a COP 30", que aconteceu de 20 a 22 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) deu ênfase em ações voltadas para a sustentabilidade. No evento, a Comissão de Sustentabilidade do TRE-AP montou um stand para apresentar as iniciativas que têm sido realizadas dentro da instituição, tanto com os servidores quanto com o público externo.
Suellen Damasceno, integrante da Comissão de Sustentabilidade do TRE-AP, explicou sobre as diversas ações implementadas.
"Estamos aqui para mostrar tudo o que temos feito no Tribunal na área de sustentabilidade. O stand representa o nosso trabalho e a nossa dedicação em promover um ambiente mais sustentável dentro da Justiça Eleitoral", afirmou a servidora.
Entre os projetos apresentados, destacam-se a coleta seletiva de resíduos, com o encaminhamento adequado de materiais recicláveis como papel e plástico. Além disso, o TRE-AP tem investido em alternativas sustentáveis no cotidiano da instituição, como a substituição de copos de plástico por opções biodegradáveis. Outro destaque é a utilização de energia solar fotovoltaica, que abastece todas as unidades do Tribunal, incluindo a sede e as zonas eleitorais do interior.
A Comissão também mencionou as iniciativas que envolvem a destinação correta de pilhas e baterias, que são encaminhadas para locais específicos para esse tipo de material. Além disso, o Tribunal implementou o espaço "Reúse", que incentiva o reaproveitamento de itens doados pelos servidores.
"Este é um espaço onde todos podem trazer o que não utilizam mais em casa e deixar para que outros colegas possam reaproveitar. Assim, evitamos o consumismo e promovemos a solidariedade e a sustentabilidade", disse a integrante.
Durante a conferência, as empresas BioAçaí e Horto AgroEcológico Jardim Fazendinha também marcaram presença com seus próprios stands, oferecendo amostras dos seus produtos e destacando suas iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao incentivo ao consumo consciente.