TRE Amapá promove palestra sobre mediação de conflitos para alunos da EJA
Os alunos das escolas Maria Neusa Carmo de Sousa e Carlos Alberto Viana Marques participaram da palestra
Na noite da última quarta-feira, 13, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEED), realizou mais uma edição do Projeto Educação, Direito e Cidadania, com o objetivo de promover a formação cidadã dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento aconteceu no cartório da 10ª Zona Eleitoral e contou com a presença de alunos das escolas Maria Neusa Carmo de Sousa e Carlos Alberto Viana Marques, da Rede Estadual de Ensino.
A palestra foi ministrada pela especialista em medição de conflitos, Sâmia Waldeck, que discutiu a importância da resolução pacífica de disputas em diferentes contextos. Ela abordou temas relacionados à mediação de conflitos no âmbito familiar, no ambiente de trabalho e na sociedade, destacando estratégias de comunicação e negociação que podem ser aplicadas.
“O interessante sobre o conflito é entender que ele sempre vai existir, mas o importante é saber como reagir a ele. Por isso, há várias formas de abordá-lo. O seu posicionamento está relacionado com suas crenças e com a forma como você vê o mundo. Isso é o que vai determinar como você vai se comportar diante das diversas situações. Saber como falar, o que falar e falar de forma clara sobre suas ideias é fundamental", explicou a palestrante.
Este é o quinto encontro do Projeto Educação, Direito e Cidadania, uma iniciativa da EJE-AP, que busca conscientizar os cidadãos sobre seus direitos e deveres, estimulando o engajamento social e o pleno exercício da cidadania. A proposta do projeto é integrar o conhecimento jurídico ao cotidiano dos alunos da EJA, promovendo o desenvolvimento do senso crítico e a cidadania ativa. A palestra reuniu aproximadamente 80 alunos.