TRE Amapá aborda o Direito Ambiental em mais uma edição do Projeto Educação, Direito e Cidadania para alunos da EJA

Os alunos das escolas Maria Neusa Carmo de Sousa e Carlos Alberto Viana Marques acompanharam a palestra e puderam tirar dúvidas sobre o assunto

TRE Amapá aborda o Direito Ambiental em mais uma edição do Projeto Educação, Direito e Cidadania...

“A proteção do meio ambiente é também um exercício de cidadania”, disse a professora Gabriela Valente, na abertura da palestra sobre Noções de Direito Ambiental no auditório da 10ª Zona Eleitoral, na última quinta-feira, 7. A palestra faz parte do projeto Educação, Direito e Cidadania, voltado ao desenvolvimento do senso crítico dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e reuniu turmas das Escolas Maria Neusa Carmo de Sousa e Carlos Alberto Viana Marques, da Rede Estadual de Ensino.

O projeto é uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), e a Secretaria de Estado da Educação (SEED), e visa integrar o conhecimento jurídico ao cotidiano dos alunos da EJA, estimulando o desenvolvimento do senso crítico e a cidadania ativa. Nesta edição, o tema foi o Direito Ambiental, que buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância da preservação ambiental.

Cidadania e meio ambiente

Durante a palestra, a professora Gabriela Valente destacou a relevância do tema, demonstrando como a proteção do ambiente está ligada ao cotidiano dos alunos. Durante a apresentação, a palestrante apresentou o conceito de Direito Ambiental, seus princípios, como se dá a legislação ambiental e quais os direitos e deveres do cidadão em relação à preservação do meio ambiente. Segundo a professora, o intuito foi demonstrar que a proteção do meio ambiente é sim um exercício de cidadania.

"A proteção do meio ambiente é um tema essencial para a nossa sobrevivência, é algo que interessa a humanidade como um todo. Quero chamar a atenção dos alunos para o fato de que a proteção ambiental é também um exercício de cidadania, que cabe a cada um de nós”, disse.

TRE Amapá aborda o Direito Ambiental em mais uma edição do Projeto Educação, Direito e Cidadania...

A atividade também teve como objetivo demonstrar como a proteção do meio ambiente está diretamente ligada à qualidade de vida e como esses conceitos podem ser incorporados ao cotidiano dos alunos. Este foi o quarto tema abordado pelo projeto Educação, Política e Cidadania, que já trouxe os temas combate à violência doméstica, direito de família e direitos do consumidor. Em média, o projeto reúne cerca de 80 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e já trouxe diversas contribuições para os estudantes e professores que acompanham as turmas.

TRE Amapá aborda o Direito Ambiental em mais uma edição do Projeto Educação, Direito e Cidadania...

“Essa conscientização nos leva a refletir sobre a importância desses temas dentro da escola, fazendo com que os alunos desenvolvam um olhar ampliado sobre questões sociais e ambientais. Isso contribui para uma reflexão mais profunda e para a melhoria da qualidade de vida, o que faz com que o ambiente escolar se torne ainda melhor”, afirmou Rayclezian da Costa, professor de Geografia da Escola Estadual Carlos Alberto Viana Marques.

TRE Amapá aborda o Direito Ambiental em mais uma edição do Projeto Educação, Direito e Cidadania...

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido