Mais de 20 profissionais debateram a Amazônia em Conferência
TRE Amapá reuniu especialistas de diversas áreas para esclarecer temas pré-COP 30
Nesta sexta-feira, 22 de novembro, teve início o último dia da Conferência Desenvolve Amazônia. Em três dias de evento, mais de vinte especialistas e autoridades de diversas áreas debateram desenvolvimento sustentável, regionalismo, economia, segurança pública, judiciário e entre outras pautas sobre a Amazônia.
Durante a manhã, o evento abriu com o painel "Preservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável", mediado pela servidora do TRE Amapá, Ana Cristina da Paz. Participaram como debatedores Marcelo Carim, Coordenador de Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), e o diplomata César Augusto Maia.
Na sequência, foi realizado o painel "Crimes Sexuais no Contexto Amazônico", mediado pelo juiz eleitoral Diego Moura de Araújo, presidente do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade do TRE-AP. O debate contou com a participação da senadora Damares Alves, da deputada federal Silvia Waiãpi, do secretário de Segurança Pública do Amapá, José Neto, e do superintendente da Polícia Federal no estado, Vitor Moraes Soares.
Durante o painel, foram apresentados dados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes na Amazônia, incluindo índices específicos da região, casos de desaparecimentos e exploração sexual, além de uma análise do que configura violência sexual contra menores. O juiz Diego Moura de Araújo também trouxe informações da 1ª Vara Criminal de Macapá, da qual é titular.
Os debates continuaram na tarde desta sexta-feira, com novos painéis e discussões sobre o desenvolvimento sustentável na Amazônia. O objetivo é elaborar uma carta de intenções para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém (PA) em 2025.
À tarde, a Conferência Desenvolve Amazônia promoveu o painel “Amazônia e a COP 30”, mediado pela professora e coordenadora do curso de Direito da UNIFAP, Simone Palheta. Participaram como debatedores a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Sulamir Monassa; o professor e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAP, Welber Carlos Andrade; e o jornalista e diretor da TV Equinócio, Haroldo Santos.
O painel seguinte abordou o tema “Embaixadores da Paz e a Importância da Amazônia”, com a participação da servidora do TRE-AP Ana Cristina da Paz, de Giovana Sant’Ângelo e do juiz Diego Moura de Araújo. O debate foi conduzido por Samuel Ota Linhares, presidente da ONG YSP, mestre em Teologia e graduado em Jornalismo.
O painel de encerramento da Conferência Desenvolve Amazônia abordou o tema “Democracia, Constituição e Amazônia”. A discussão contou com a presença de Luiz Augusto dos Santos Lima, subprocurador-geral da República e coordenador da Terceira Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, além do juiz eleitoral Diego Moura de Araújo e do juiz federal Anselmo Gonçalves.
Ao final do evento, Michael Carvalho, da Comunidade de Startups do Amapá, apresentou uma carta de sugestões sobre projetos com a justiça quanto a questões ambientais, sociais e de governança (ESG). O evento reuniu autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário, professores universitários, acadêmicos, estudantes e policiais militares.