Conferência: TRE Amapá recebe especialistas de diferentes áreas para debater a Amazônia
Debates ocorreram durante toda a quinta-feira; evento segue até amanhã, 22
Durante toda a quinta-feira, 21, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) deu continuidade à Conferência Internacional "Desenvolve Amazônia: Diálogos para a COP 30". Durante o turno da manhã e tarde, um público de profissionais da área ambiental, jurídica, acadêmicos e interessados na pauta puderam participar de quatro painéis voltados a temas como parlamento, energia e desenvolvimento sustentável, boas práticas e demais assuntos pertinentes à Amazônia.
Durante o turno da manhã, o primeiro painel teve como mediadora a professora doutora em direito, Emília Chaves e compuseram a mesa como debatedores o vice-governador, Antônio Teles Júnior, o procurador de justiça do Estado do Amapá, Nicolau Crispino e o advogado e mestre em filosofia do direito, Samuel Gomes.
No primeiro painel, os debatedores puderam expor estudos e ações relativos ao Parlamento Amazônico e Soberania, trazendo reflexões sobre a pauta em âmbito internacional, nacional e de Amapá.
Já no segundo painel, ainda durante o turno da manhã, Iaci Pelaes, promotor de justiça do Amapá, foi mediador do debate “Energia e Desenvolvimento da Amazônia” que contou com a presença como debatedores o senador pelo Amapá, Lucas Barreto, e o governador do Estado, Clécio Luis.
Os painéis continuaram ainda no turno da tarde com os temas: "Boas Práticas para Exploração Sustentável da Amazônia", como terceiro painel do dia, e, finalizando o dia de debates, o painel 4 com "Atuação das ONG's na Amazônia".
No terceiro painel, como mediador, tivemos a condução do assessor de planejamento do TRE Amapá, Patrick Guimarães, e compuseram a mesa como debatedores: a juíza de direito e ouvidora da Mulher, Elaine Cantuária; o presidente da EMBRAPA/AP, Antônio Cláudio Carvalho; e o engenheiro florestal, mestre em agronomia, Pedro Luiz Fuentes Dias.
No último e quarto painel, finalizaram o segundo dia de debates o juiz eleitoral, Diego Moura, a deputada federal, Silvia Waiãpi, e o diplomata, César Augusto Maia.
Conferência Desenvolve Amazônia
Teve início na última quarta-feira (20) a Conferência Internacional "Desenvolve Amazônia: Diálogos para a COP 30", promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio do Laboratório de Inovação da Justiça Eleitoral. Com o tema central "Amazônia, Soberania e Sustentabilidade", o evento, que segue até amanhã, 22 de novembro, reúne autoridades, especialistas e representantes de diversas áreas para discutir os desafios e as oportunidades do desenvolvimento sustentável na região amazônica.