EJE-AP alinha parceria com a Secretaria Estadual de Educação
A proposta é discutir a criação de um projeto de educação política
Na tarde desta sexta-feira, 22, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), juiz Paulo Madeira, o Diretor-geral, Valentim Maia, e a chefe da seção de projetos, Zelina Pereira, participaram de reunião com a Secretária de Educação do Estado, Sandra Casemiro, a Secretária de Políticas Educacionais, Antônia Andrade, e o gerente do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, Bruno Marcelo. O encontro buscou alinhar a criação de um curso voltado à educação política e cidadã.
O objetivo da EJE-AP é capacitar multiplicadores para a formação da juventude em cidadania política, envolvendo temáticas como Direito do Consumidor, Direito das Mulheres e outras matérias que estão presentes na sociedade amapaense, para que o cidadão conheça seus direitos e possa se apossar deles.
"Nosso objetivo é desenvolver um plano para um curso de curta duração que aborde esses conceitos, aproveitando a estrutura escolar e o conhecimento dos professores parceiros e de servidores da Escola Judiciária. Portanto, a proposta inicial é oferecer cursos para promover a cidadania em comunidades onde as pessoas raramente têm acesso, permitindo que a justiça alcance essas pessoas por meio dessas parcerias", explicou o diretor da EJE-AP.
Apresentada a proposta pela EJE-AP, a Secretaria de Estado da Educação deve discutir os temas abordados, escolas e público a serem contemplados. A meta inicial do projeto é capacitar alunos da rede pública de ensino e comunidades quilombolas.
"A proposta visa assegurar os direitos para que o cidadão tenha acesso à justiça, pois muitas vezes ele pode não buscá-la por falta de conhecimento sobre seus direitos. A escola desempenha esse papel crucial de garantir, mostrar e orientar o cidadão para que ele possa acessar seus direitos", afirmou a Secretária de Educação do Estado, Sandra Casemiro.