Corregedor eleitoral participa de reunião com o Comitê Nacional do PopRUAJud em Brasília
O encontro, conduzido pelo Corregedor-Geral Eleitoral, reuniu corregedores de todos os tribunais do Brasil
O vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Carmo Antônio de Souza, participou na quinta-feira, 21, em Brasília, de reunião com o corregedor-geral de Justiça, ministro Raul Araújo e o Comitê Nacional do PopRuaJud (Política Nacional Judicial de Atenção à Pessoa em Situação de Rua e suas interseccionalidades).
O objetivo de encontro, que reuniu corregedores eleitorais de todo o país, foi alinhar os trabalhos da Justiça Eleitoral no âmbito do programa nacional, para que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso à cidadania por meio do alistamento eleitoral.
Ações locais
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Corregedoria Regional Eleitoral, desenvolve o projeto Título Eleitoral: População em Situação de Rua em Macapá, que promove ações de atendimento para pessoas em vulnerabilidade.
A Justiça Eleitoral do Amapá, também participa de mutirões realizados em parceria com outros órgãos com o propósito de estender o alcance de eleitores nessa situação.
Para traçar um quadro mais preciso sobre o número de pessoas em situação de rua, não somente na capital, Macapá, a CRE-AP instruirá as zonas eleitorais para que façam um levantamento sobre essa população nos municípios.
A sondagem será importante para traçar estratégias de atuação para o atendimento desses eleitores.