Urna eletrônica completa 28 anos

O sistema eletrônico simboliza a eliminação de fraudes no processo eleitoral brasileiro e inovações no ato de votar

Urna eletrônica completa 28 de criação

Há 28 anos, em 13 de maio de 1996, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Velloso, enviava as primeiras urnas eletrônicas aos tribunais regionais eleitorais (TREs) do país. O equipamento, criado com o objetivo de afastar qualquer intervenção humana nos resultados, foi inicialmente chamado de Coletor Eletrônico de Voto (CEV) e estreou nas Eleições Municipais de 1996 em 57 cidades do Brasil.

No Amapá, as Eleições de 1996 marcaram um ponto de virada significativo. Foi nesse ano que teve início o processo eleitoral eletrônico no Estado, introduzindo um novo instrumento na forma como as eleições eram conduzidas e os votos eram apurados. Neste ano, as urnas eletrônicas foram adotadas pela primeira vez na votação da capital, Macapá. Posteriormente, no pleito de 1998, todos os municípios do estado adotaram essa tecnologia.

Urna eletrônica completa 28 de criação

A transição do sistema de votação manual para o eletrônico exigiu uma grande mobilização por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), pois transformou a forma de realizar as eleições e o próprio ato de votar. Isso incluiu o treinamento de eleitores e mesários para operar os novos equipamentos, bem como o desenvolvimento de procedimentos para a apuração dos votos.

A implementação da urna eletrônica no estado enfrentou um desafiador processo de aceitação por parte dos eleitores e sociedade. A introdução desse novo método de votação representou uma mudança de paradigma, em que a espera pela longa contagem dos votos foi substituída pela agilidade proporcionada pelo sistema eletrônico, o que gerou certa resistência entre o eleitorado.

Diante desse cenário, os servidores da Justiça Eleitoral Amapaense desempenharam um papel crucial como multiplicadores sobre o novo procedimento de votação. Eles atuaram em diversas frentes, indo até praças públicas, estabelecimentos comerciais e outros locais de grande circulação de pessoas, para apresentar a novidade aos eleitores: informações e demonstrações práticas sobre o funcionamento da urna eletrônica. A abordagem foi fundamental para facilitar a transição e garantir a confiança no novo sistema eletrônico de votação.

Urna eletrônica completa 28 de criação

De 1996 a 2024 são quase três décadas de inovação, eficiência e segurança oferecidas pelo voto eletrônico. Atualmente, o TRE Amapá conta com um parque de urnas eletrônicas 100% renovado com os modelos UE 2020 e UE 2022. São 2.150 equipamentos disponíveis para as Eleições Municipais de 2024 no estado, para que as eleitoras e eleitores possam ir às urnas para escolher seus representantes nos 16 municípios amapaenses.

As urnas eletrônicas possuem diversos avanços tecnológicos, como os recursos aprimorados de acessibilidade, transparência e eficiência; e representam a forma mais segura para o exercício da democracia, mantendo-se o sigilo do voto e confiabilidade por meio dos diversos mecanismos de segurança que compõem o sistema que transformou o processo eleitoral brasileiro.

Urna eletrônica completa 28 de criação

Processo auditável e confiável - Urna eletrônica e segurança do processo eleitoral: https://www.justicaeleitoral.jus.br/urna-eletronica/

Simulador da Urna eletrônica: https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido