EJE-AP realiza diplomação de alunos para Representantes e Vice-representantes de turmas
Alunos da Educação de Jovens e Adultos foram diplomados
Nesta terça-feira, 28, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP), realizou a diplomação de alunos do Centro de Estudos Supletivos Professor Paulo Melo, de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes do Programa Eleitor do Futuro foram diplomados como Representantes e Vice-representantes de turmas.
A vice-diretora da EJE-AP, juíza Ariadne Alencar, acompanhou a solenidade e destacou a importância do programa para o desenvolvimento da consciência política entre os alunos.
“A participação política deve ser incentivada. Alguns desses jovens já podem até já ter votado, o que é algo muito especial - ser um eleitor. Mas, além disso, eles também podem ser votados. Podem ter uma participação ativa como candidatos. E é isso que aconteceu nos últimos dias. Eles fizeram campanha, apresentaram suas propostas e agora chegamos ao dia da diplomação. Nas eleições oficiais, há todo um processo envolvido, e esse processo foi demonstrado aos alunos de uma maneira lúdica durante o programa. Isso incentiva aos jovens a fazerem parte desse processo”, afirmou a juíza Ariadne Alencar.
O projeto incentiva habilidades como a expressão de opinião, escolha consciente e democrática de representantes, tanto em crianças quanto em jovens e adultos. Além disso, reforça a importância do exercício pleno da cidadania por meio do voto.
“Saber ouvir, respeitar a opinião dos outros, comunicar-se de forma eficaz, ser proativo, empático, ético e tomar iniciativas quando necessário, são habilidades essenciais ao representante de turma. No entanto, o mais importante é ser responsável”, disse a aluna Karoliny Beatriz Araújo Botelho, eleita representante de turma.
Por meio de um contato direto com a urna eletrônica e as diversas etapas do processo eleitoral, os estudantes podem vivenciar de perto o exercício da cidadania e os valores da democracia, participação política e liderança.
“Foi uma experiência incrível ser mesário e ter a oportunidade de trabalhar com a urna eletrônica pela primeira vez”, comentou Ivane Souza Brito, que atuou como mesária durante as atividades do programa em sua escola.
Ações do Eleitor do Futuro
Ainda no mês de maio, também foram diplomados os representantes de turma eleitos do Centro de Ensino Podium. O diretor da EJE-AP, juiz Paulo Madeira, participou da cerimônia e ressaltou a importância e do projeto na formação de futuros eleitores e líderes na sociedade.