TRE-AP promove ações em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+
A promoção da saúde mental é uma das ações para proporcionar maior acolhimento
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) promove ações em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A data de 28 de junho é lembrada pela comunidade como o principal dia de celebração de apoio à causa e é comemorada em muitos países, assim como no Brasil.
Com o objetivo de acolher e dar maior atenção nas questões de saúde mental e bem-estar dos colaboradores do TRE Amapá, o Tribunal oferece suporte psicológico aos servidores através do Projeto "Plantão Psicológico".
"Este projeto tem como objetivo fornece um espaço seguro e confidencial onde as pessoas podem buscar ajuda e orientação para lidar com questões relacionadas à saúde mental, incluindo aquelas decorrentes da discriminação e do preconceito. Nosso compromisso é garantir que todos os colaboradores se sintam acolhidos e apoiados em suas necessidades psicológicas”, explicou o psicólogo e Coordenador de Desenvolvimento do TRE-AP, Marcílio Lira.
A discriminação e o preconceito podem ter sérios efeitos psicológicos na saúde mental das pessoas LGBTQIAPN+, entre os principais impactos, podemos destacar a ansiedade, a depressão, o estresse crônico e o isolamento social.
“Essas experiências podem afetar profundamente a autoestima e o bem-estar emocional, muitas vezes levando a problemas de saúde mental mais graves. É essencial que a sociedade trabalhe para combater a discriminação e criar espaços seguros e de apoio para todos", finalizou o coordenador.
Origem da data
A data é celebrada desde 1969, quando, em 28 de junho daquele ano, houve uma revolta contra invasões da polícia de Nova York aos bares frequentados por homossexuais, mais especificamente o bar The Stonewall Inn. Na ocasião, os clientes do local foram presos e ameaçados por não esconderem sua orientação sexual.
O episódio ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall Inn. O movimento surgido naquele dia passou a marcar a luta da comunidade LBGTQIAPN+ contra o preconceito e a discriminação de gênero e em defesa da igualdade de direitos.