Solenidade abre oficialmente o 85° COPTREL
O evento reuniu presidentes de todos os regionais do país
A abertura do 85° Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL), ocorreu na noite desta quinta-feira, 6, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), com a participação dos gestores dos regionais, representantes, diretores-gerais, assessores e magistrados.
Durante a cerimônia foram homenageadas autoridades do Legislativo e Judiciário que contribuíram com a Justiça Eleitoral. Um dos homenageados foi desembargador Roberval Beliinati, que esteve à frente do TRE do Distrito Federal no biênio 2022-2024. Ele recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral.
"Na Justiça Eleitoral somos uma família. Fico muito honrado de receber essa homenagem do TRE Amapá, um reconhecimento importante para mim", disse Belinati.
Os senadores pelo Amapá, Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre, representado na cerimônia pelo suplente Josiel Alcolumbre, receberam a Medalha Guardião da Democracia, de autoria do desembargador João Lages.
O presidente do COPTREL, desembargador Octavio Boccalini, em seu pronunciamento, destacou a importância da troca de experiências entre os regionais.
"Nas reuniões do COPTREL são construídas diretrizes, propostas e uniformizadas soluções que impactam na vida de eleitoras e eleitores para que possam exercer o direito à cidadania em nosso país. Vamos reforçar o elo entre os TREs, de modo a construir uma Justiça Eleitoral cada vez mais sólida e forte para a nossa sociedade”, disse.
Na cerimônia de abertura, o tribunal anfitrião preparou uma apresentação sobre a cultura indígena, característica do Estado do Amapá. Casais Waiapi, tribo que vive na região de Pedra Branca, executaram a dança Turé, típica dos povos originários amapaenses. A liderança indígena explicou que a apresentação expressa a satisfação pela parceria e estreitamento das relações entre o Povo Waiãpi e o Regional amapaense.
Na sexta-feira, 7, ocorre a reunião com os presidentes do TREs presentes, onde serão discutidos temas relativos às Eleições de 2024 e o resultado das propostas e discussões será divulgado no dia seguinte na Carta do Amapá, ao final do evento.