Presidentes de TREs de todo país se reuniram em Macapá
Eleições 2024, Inteligência Artificial e boas práticas da Justiça Eleitoral foram assuntos em pauta
A reunião dos presidentes dos Regionais, nesta sexta-feira, 7, encerrou a programação da 85° edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL).
Eleições 2024 foi um dos temas de destaque, além da apresentação de boas práticas da Justiça Eleitoral, como o projeto Cartório Sustentável da 11ª Zona Eleitoral do Amapá, que incorporou medidas no cotidiano de trabalho com foco na redução dos impactos ambientais. O Tribunal Piauiense expôs o Sistema de Eleições Comunitárias (ELCOM), utilizado para apoio na realização das eleições dos Conselheiros Tutelares Municipais de 2023.
“Neste encontro foi possível realizar uma troca de experiências, um intercâmbio não apenas técnico do que fazemos no nosso dia a dia, mas também intercâmbio científico para debatermos a legislação eleitoral, e nos preparar para esse momento cívico e de cidadania que são as eleições. Debates como esses provam que estamos preparados para enfrentar e conduzir esse período eleitoral”, disse o presidente do TRE Amapá e vice-presidente do COPTREL, desembargador João Lages.
A valorização da Ouvidoria como órgão da alta administração na estrutura dos Tribunais Regionais Eleitorais e o estímulo ao atendimento itinerante foi a pauta trazida para discussão pelo TRE de Minas Gerais.
No encontro também foi realizada a eleição para a nova presidência do Colégio. O desembargador Silmar Fernandes, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi eleito presidente do Colégio de Presidentes e como vice-presidente, permanece o desembargador João Lages, do TRE Amapá. Para a realização da 86ª Edição do Encontro, foi escolhido o TRE da Paraíba como sede do evento, com previsão para os dias 21 e 22 de novembro de 2024.
“Nós temos os encontros de presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. Diretores-Gerais, Presidentes e servidores se reúnem nesses encontros visando compartilhar as experiências nos diversos Estados e Distrito Federal, visando um processo eleitoral seguro, transparente, legítimo, juntamente com as expertises e experiência de presidentes, vice-presidentes, juízes e servidores”, afirmou o presidente do TRE-MG e do COPTREL, desembargador Octavio Boccalini.