Corregedoria Eleitoral dá início à inspeção na 1ª Zona Eleitoral
Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, o Ciclo de Inspeções acontece nos municípios de Amapá, Calçoene e Pracuúba
"Estamos aqui para observar como está funcionando o cartório e o que podemos fazer para melhorar", explicou o Corregedor Eleitoral, desembargador Carmo Antônio de Souza, durante a reunião de abertura da inspeção na 1ª Zona Eleitoral, no município de Amapá, nesta quarta-feira, 31 de julho. A Corregedoria Regional Eleitoral do Amapá (CRE-AP) dá continuidade ao Ciclo de Inspeções 2024, visitando as Zonas Eleitorais do interior do Estado. Desta vez, os trabalhos são realizados na Zona que abrange os municípios de Amapá, Calçoene e Pracuúba.
Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, a equipe da Corregedoria Eleitoral realizará as visitas de inspeções no cartório sede da Zona Eleitoral e no posto avançado de Calçoene, buscando conferir a regularidade do funcionamento das unidades com foco na melhoria dos serviços judiciais e do atendimento ao eleitorado.
"A função da nossa inspeção não é só verificar a parte judicial, mas também toda a parte administrativa e estrutural do cartório", destacou o Corregedor.
A visita estabelece um contato mais próximo com a Zona Eleitoral, acompanhando o andamento dos trabalhos e ouvindo as principais demandas relativas ao cartório.
"A Corregedoria vem para somar, porque resolve dúvidas, nos auxilia e também verifica questões estruturais do cartório e isso é excelente. A gente sempre precisa do Tribunal perto das Zonas Eleitorais, sobretudo em ano eleitoral, quando várias dúvidas surgem e precisamos de orientação com as demandas", disse o juiz titular da 1ª ZE, juiz Marck William Costa.
Além do Corregedor Eleitoral e do juiz titular da 1ª ZE, estiveram presentes na reunião a Coordenadora da Corregedoria, Elinete Freitas, os servidores Heverton Fernandes e José Temístocles, o chefe de cartório da 1ª ZE, Tadeu Quadros, servidores e colaboradores do cartório.
Enfrentamento ao assédio e discriminação
Durante a reunião, a coordenadora da Corregedoria, Elinete Freitas, que é Secretária da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação do 1º Grau, e o servidor da CRE-AP, Heverton Fernandes, ressaltaram a importância do combate ao assédio e a discriminação. Também foram apresentados conceitos e exemplos de práticas que podem configurar alguma forma de assédio ou discriminação e disponibilizados os canais de denúncia do TRE Amapá e o papel de acolhimento da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação.
1ª Zona Eleitoral
Sediada no município de Amapá, a 1ª ZE engloba ainda os municípios de Calçoene e Pracuúba e tem como juiz titular o juiz Marck William Madureira da Costa, que está à frente da unidade desde o mês de março de 2024 e irá presidir a Zona Eleitoral nas Eleições Municipais 2024.
De acordo com as Estatísticas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgou o perfil do eleitorado para o próximo pleito, em 6 de outubro, data do 1º turno das Eleições, a 1ª Zona Eleitoral terá 21.245 eleitores aptos à ir às urnas e fazer a escolha dos representantes para as Câmaras Municipais e Prefeituras. Homens fazem parte da maioria do eleitorado, sendo 11.210 eleitores (52,77%), enquanto que mulheres somam 10.035 eleitoras aptas ao voto (47,23%).
Mais detalhes sobre o perfil do eleitorado podem ser conferidos no link: https://sig.tse.jus.br/ords/dwapr/r/seai/sig-eleicao/home?clear=1&session=215378393397636