Reunião preparatória é realizada pela Corregedoria Eleitoral para alinhar diretrizes de inspeção
O cartório da 6ª Zona Eleitoral, de Santana, será o primeiro a receber a equipe da CRE-AP
Nesta segunda-feira, 19, o corregedor eleitoral, desembargador Carmo Antônio de Souza, juntamente com a equipe da Corregedoria Regional Eleitoral do Amapá (CRE-AP) realizou a reunião preparatória para a abertura das inspeções no cartório da 6ª Zona Eleitoral, em Santana. A 6ª Zona passará por inspeções no período de 20 a 23 de fevereiro.
O corregedor eleitoral, desembargador Carmo Antônio de Souza, e a equipe, composta pelo analista judiciário Heverton Fernandes, Walmira Braga e Vannessa Diniz reuniram-se com a juíza eleitoral da 6ª Zona, dra. Eliana Nunes do Nascimento, o chefe de cartório, Givanildo Quaresma, além de servidores e colaboradores do cartório eleitoral. A proposta do encontro foi alinhar as diretrizes da inspeção, apresentar a equipe e avaliar os resultados da inspeção realizada em 2023.
“Macapá e Santana representam aproximadamente 80% do eleitorado do estado e a Corregedoria está à disposição para aperfeiçoar os serviços no cartório eleitoral”, afirmou o corregedor.
Na reunião preparatória a juíza eleitoral Eliana Nunes do Nascimento, da 6ª Zona, apontou as melhorias observadas a partir da inspeção realizada pela Corregedoria no ano de 2023, destacando os resultados alcançados graças à verificação das necessidades da zona na inspeção passada.
“A inspeção nos dá um direcionamento das metas, para saber o que realmente precisamos olhar naquele momento em relação ao andamento dos processos, questões relacionadas ao prédio e sua manutenção”, disse durante a reunião.
A 6ª Zona Eleitoral, primeira a passar pela inspeção no cronograma deste ano, atende o município de Santana, são 83.411 eleitoras e eleitores aptas (os) ao voto, conforme as Estatísticas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ciclo de Inspeções 2024
Com as inspeções, a Corregedoria busca inspecionar a estrutura do cartório, equipamentos, sistemas de atendimentos, pendências processuais e a regularidade das ações judiciais. As inspeções são anuais e visam a garantia da regularidade dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral. Para 2024, o cronograma estabelecido pela Corregedoria Eleitoral prevê a realização de 10 inspeções.