Eleitora com múltiplas deficiências recebe atendimento domiciliar pela Justiça Eleitoral do Amapá
Equipamentos e pessoal foram deslocados para fazer o cadastro eleitoral de uma eleitora acamada em Santana
O atendimento foi possível a partir de agendamento no Cartório Eleitoral da 6ª Zona, no município de Santana. A família da eleitora de 26 anos, que tem paralisia cerebral e vive acamada, procurou a Justiça Eleitoral para solicitar o serviço domiciliar.
Segundo a mãe da jovem, a dona de casa Lucilene Leão, a filha precisa regularizar a situação eleitoral para ter acesso ao benefício da aposentadoria.
“Achei muito bom e importante esse atendimento do cartório, eu precisava do documento eleitoral para completar o Cadastro Único da minha filha e, pela condição dela, se não fosse essa coleta em casa isso seria impossível”, explicou Lucilene.
Para realizar o atendimento o cartório precisou deslocar os equipamentos para fotografar a eleitora e coletar a biometria, além de computador para acessar o sistema da Justiça Eleitoral. O procedimento foi realizado com sucesso de forma rápida por três servidores.
“Já tínhamos antecipado o procedimento em cartório para que o atendimento na casa dela fosse rápido, causando o menor incomodo possível. Esse tipo de procedimento faz parte da nossa rotina no cartório, geralmente dispensado ao eleitor que possui uma idade muito avançada ou, como no caso dessa eleitora, não possui condições de comparecer à Zona Eleitoral. A nossa equipe está satisfeita em auxiliar essas pessoas que precisam do serviço da Justiça Eleitoral”, destacou o chefe de cartório da 6ª Zona Eleitoral, Givanildo Quaresma.
Atendimento Humanizado
A Justiça Eleitoral do Amapá em todos os municípios atende eleitores de forma humanizada, mediante agendamento. Pessoas idosas, com doenças graves, deficiência ou qualquer impossibilidade de comparecer ao cartório eleitoral, podem solicitar atendimento domiciliar. O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor encerra no dia 8 de maio.
Eleitores que se enquadram nessa situação de saúde, podem procurar o cartório que atende o seu município. Em Macapá, são dois cartórios, a Casa da Cidadania, no centro da capital, na avenida Mendonça Júnior s/n, e na Zona Norte o Cartório da 10ª Zona Eleitoral, localizado na Rua da Cidadania, bairro Infraero, atrás da Justiça Federal.