TRE-AP realiza cerimônia de diplomação dos eleitos em Macapá nas Eleições 2024
O evento marcou o encerramento oficial do processo eleitoral de 2024 no Estado
Nesta quinta-feira, 19, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos no município de Macapá, em conformidade com o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral em todo o país.
A diplomação é o ato que atesta a vitória nas urnas, habilitando os eleitos ao exercício de seus mandatos. Sem o diploma expedido pela Justiça Eleitoral, não é possível tomar posse no cargo conquistado. Em Macapá, onde não houve segundo turno, o prefeito reeleito Antônio Paulo de Oliveira Furlan obteve a vitória, com 85,08% dos votos válidos.
A cerimônia foi marcada pela presença de autoridades e familiares dos diplomados.
O juiz eleitoral titular da 10ª Zona Eleitoral, juiz Eduardo Navarro, declarou aberta a cerimônia.
Após a entrega dos diplomas, o presidente em exercício do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza, fez seu pronunciamento destacando a importância do trabalho dos vereadores.
“Macapá é um símbolo de diversidade e de potencial, mas exige liderança que compreenda suas peculiaridades e trabalhe para reduzir desigualdades, proteger seu patrimônio natural e oferecer novas oportunidades para sua gente“, disse.
A candidata mais votada, pastora Leia Pelaes (PDT), usou a palavra na cerimônia, reforçando o compromisso da Justiça Eleitoral, com a participação da mulher na Política. Em seu discurso ela destacou a importância de poder representar as mulheres no poder municipal e o crescimento gradativo de cadeiras femininas legislativo.
“Nós mulheres somos capazes de ocupar lugares de poder sim. Somos capazes de liderar, legislar e governar. Nossa responsabilidade é muito grande naquela casa de Lei”, disse a diplomada.
Também discursou o vereador com maior número de votos no pleito 2024 em Macapá, Alexandre Azevedo (Podemos), que foi reeleito. Ele falou sobre o trabalho já realizados e saudou os demais eleitos.
“Aos novos vereadores que hoje estão sendo diplomados, desejo sucesso para que possam realizar com autonomia o seu trabalho na Câmara”, destacou o novo diplomado.
O último a se pronunciar foi o prefeito reeleito de Macapá, Antônio Furlan. Ele agradeceu aos eleitores e familiares, falou sobre o trabalho desenvolvido no primeiro mandato e renovou o compromisso para os próximos quatro anos.
“Fazendo referência com a medicina, ser prefeito é um plantão que nunca acaba. Vamos fazer mais por Macapá nesses próximos quatro anos “, finalizou.
Diplomados
Prefeito: Antônio Paulo de Oliveira Furlan
Vice-Prefeito: Mário Rocha de Matos Neto
Vereadores:
- Ezequias da Luz Silva
- Ruzivan de Jesus Pontes da Silva
- Claudiomar Rosa da Silva
- Joselyo de Aguiar Soares
- Marelilson Lobato de Souza
- Margleide da Silva Alfaia
- Luana de Andrade Serrão
- Kenny Patrick Pedrosa do Monte Teixeira
- Enderson Costa Baia
- Alessandro Gomes Monteiro
- Wallex Bruno Lobato da Igreja
- Luany Crysty Ferreira Favacho Santos
- Rociclaudio Rodrigues da Silva
- Maraina Kellen Martins Souto
- Elenice Maria Marmett Scherer
- João Marco Dy Sá y Mendonça
- Pedro dos Santos Martins
- Manoel Caetano Bentes Monteiro Neto
- Rosiléia dos Santos de Oliveira Pelaes
- Paulo Celso de Lima Nery
- Marcelo de Matos Dias
- Daniel Theodoro Petraglia
- Alexandre Ramos da Costa
Confira o evento na íntegra: https://www.youtube.com/live/k6zxYUVdu4g?si=Y2e5_f1oLvaoonu7
Diplomações
Desde o dia 6 de dezembro de 2024, o TRE Amapá realizou a cerimônia de Diplomação dos eleitos em 15 municípios do Amapá, finalizando nesta quinta-feira, 19, a diplomação na capital Macapá. Foram diplomados 151 vereadores,15 vice-prefeitos e 15 prefeitos em todo Amapá.
Agora, o TRE Amapá fecha o ciclo eleitoral com a diplomação dos últimos 23 vereadores e chefes do executivo municipal da capital amapaense.
Recesso Forense
A Justiça Eleitoral do Amapá e todos os Cartórios Eleitorais do Amapá entrarão em recesso forense no período de 20 de dezembro a 6 de janeiro de 2025. Todos os serviços serão suspensos de maneira presencial, podendo ser acessados pelo site do TRE Amapá.