TRE-AP promove eleição simulada em escola de Cutias do Araguari
Mais de 200 estudantes participaram da escolha de uma prioridade que será apresentada ao prefeito eleito durante a Solenidade de Diplomação de 2024 no município
Na quinta-feira, 5 de dezembro, a 10ª Zona Eleitoral do Amapá realizou, em Cutias do Araguari, uma eleição simulada envolvendo alunos da Escola Estadual Lourimar Simões. A ação faz parte do Projeto “Eleições de Prioridades”, uma iniciativa que integra a programação que antecede a diplomação dos eleitos nas Eleições 2024 no município.
Ao todo, 287 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio participaram da atividade, que teve como objetivo eleger uma política pública de interesse dos estudantes para o município. O resultado dessa votação será apresentado ao prefeito eleito durante a Solenidade de Diplomação, marcada para esta sexta-feira, 6 de dezembro.
Além da simulação da votação, o projeto incluiu palestras educativas e a exposição itinerante “500 anos de Eleições no Brasil”, que aborda a evolução histórica do processo eleitoral no país.
O juiz titular da 10ª Zona Eleitoral, Eduardo Navarro, acompanhou a votação e destacou a importância da iniciativa para a formação cidadã dos jovens.
“Aproveitamos a oportunidade para trazermos, juntamente com a Escola Judiciária Eleitoral, um projeto muito bonito de incentivo à cidadania. Orientamos os eleitores e futuros eleitores, apresentando um pouco mais sobre a Justiça Eleitoral. Além disso, realizamos uma eleição que tratou de uma prioridade escolhida por eles de forma democrática”, destacou o juiz Eduardo Navarro.
Os estudantes participaram da eleição utilizando uma urna eletrônica oficial, simulando o processo eletrônico de votação.
“Um dos adolescentes irá apresentar essa prioridade aos dirigentes de Cutias, o prefeito e vereadores eleitos, que poderão utilizar essa indicação como uma baliza dos interesses dos estudantes. Isso pode ajudar a direcionar, se for o caso, a gestão municipal, pensando nesses garotos e garotas”, concluiu o magistrado.
Para muitos desses jovens e crianças, essa foi a primeira experiência com o equipamento, mas outros já desempenharam seu papel como eleitores. Esse é o caso de Gustavo Renan, aluno do 2º ano do Ensino Médio, que participou da eleição simulada e também votou nas Eleições 2024.
“Essa ação faz a gente pensar no que está faltando no município e no que pode ser melhorado. É um exercício que gera reflexão na gente”, comentou o aluno, destacando o impacto positivo da atividade na conscientização sobre direitos e deveres do cidadão nos jovens. Além disso, o aluno destacou as políticas públicas necessárias para a comunidade do município e quais temáticas do projeto Eleições de Prioridades chamaram mais atenção.
Compromisso com o futuro
O resultado da eleição simulada será apresentado por um representante da escola durante a Diplomação dos eleitos. A prioridade escolhida pelos alunos, que destaca o direito ao esporte e ao lazer, será formalmente entregue ao prefeito eleito por meio de uma carta elaborada pelos estudantes. A carta será apresentada na sexta-feira, 6, durante a solenidade.