EJE Amapá participa de Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais
O XXII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais acontece até sexta-feira, 6, no Rio de Janeiro.
De 4 a 6 de dezembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), através da Escola Judiciária do Amapá (EJE-AP) participa do XXII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), que acontece no Palácio da Democracia, sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Participam do evento o diretor da EJE-AP, juíz Normandes de Sousa e, representando a Coordenadoria da Escola Judiciária amapaense, a servidora Zelina Pereira.
A diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas, deu as boas vindas aos presentes. Participam do evento Escolas Judiciárias Eleitorais, que reúne as instituições dos 27 regionais do país.
"As EJEs desempenham um papel essencial na promoção da cidadania e no esclarecimento da sociedade. Ao longo de três dias, reuniremos mentes brilhantes e comprometidas com o fortalecimento da democracia para debater práticas inovadoras. A troca de ideias é o alicerce da inovação e do crescimento", afirmou a desembargadora.
O diretor da EJE-AP, juíz Normandes de Sousa, assumiu a Escola Judiciária Eleitoral este ano e participa do CODEJE pensando nos futuros projetos a serem implementados brevemente pela escola.
"Participar deste encontro fortalece a nossa Escola Judiciária Eleitoral e, ouvindo a experiência e projetos de outros regionais, é possível alinhar uma EJE mais forte em construção a uma pauta nacional e podemos ajustar às necessidades da nossa escola junto ao público do Amapá", declarou o diretor da EJE-AP.
Reunião de Assessores de Comunicação
Durante o evento, foram realizadas reuniões entre assessores de Comunicação Social dos Regionais, para discutir alinhamento de ações, e entre os coordenadores das EJEs, para tratar sobre as propostas apresentadas de aprimoramento da atuação das Escolas.
Além de assuntos pertinentes às Escolas Judiciárias, os Ascoms realizaram tratativas e balanço dos trabalhos das Eleições de 2024 e quais os próximos passos para as Eleições de 2026. Representando o TRE-AP, participou da reunião a assessora de comunicação, Clauriana Costa.
A reunião das EJEs teve como objetivo discutir os tópicos que integrarão a Carta do Codeje 2024 e que serão submetidos aos diretores das EJEs.
O XXII Codeje tem como tema principal "O balanço das eleições", que será debatido nesta quinta-feira (5) e conta com as presenças de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de representantes das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o Brasil.