Duplo Diamante: TRE Amapá recebe Prêmio CNJ de Qualidade na Categoria Diamante
Por dois anos consecutivos, a Justiça Eleitoral Amapaense recebe o Selo Diamante de Qualidade pelos serviços prestados à população do estado
Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) conquista o Prêmio CNJ de Qualidade, na categoria Diamante. O Tribunal atingiu 95,8% de aprovação nos cinco segmentos da Justiça, se destacando por sua eficiência e excelência nos serviços prestados à população do estado. A premiação foi entregue nesta terça-feira, 3 de dezembro, durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
O presidente em exercício do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, agradeceu e parabenizou toda a equipe, destacando a contribuição de cada membro da Justiça Eleitoral Amapaense na conquista do diamante.
“Constatamos que o esforço conjunto de todos os juízes, servidores e demais colaboradores, ou seja, a grande família do Poder Judiciário Eleitoral do estado do Amapá, nos levou a conquistar mais uma vez o selo Diamante. Parabéns a todos e a todas que contribuíram para esse excelente resultado”, disse.
A conquista é resultado do planejamento que envolveu todos os setores do Tribunal, no intuito de atingir as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As métricas envolvem desde a celeridade no julgamento de processos, governança, tecnologia, até a adoção de práticas sustentáveis para a rotina de trabalho da instituição.
Com essa premiação, o TRE Amapá se mantém como um dos melhores tribunais do país entre todas as categorias participantes. Em quase dois anos, durante Biênio 2023-2025, o Tribunal amapaense manteve o compromisso e a excelência no atendimento junto à população.
Além do desembargador Carmo Antônio de Souza, participaram da cerimônia de premiação e da programação do 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário a Coordenadora da Corregedoria Eleitoral, Elinete Freitas; a Secretária de Gestão de Pessoas, Maria Eliane de Souza; a Assessora Chefe da Presidência, Alessandra Gusmão; o Secretário de Tecnologia e Informação, Emanoel Flexa; o Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica, Patrick Guimarães; e o Assessor de Gestão de Dados e Estatísticas, Juvenal Cavalcante e a Assessora de Comunicação Clauriana Costa.
Prêmios CNJ de Qualidade da Justiça Eleitoral Amapaense
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desde o ano de 2022, vem sendo agraciado com Prêmios CNJ de Qualidade, confira os prêmios:
- No ano de 2022, o TRE Amapá ganhou a categoria Ouro no prêmio CNJ, ficando entre os dez melhores Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil.
- Em 2023, o Tribunal conquistou a categoria Diamante do prêmio, e de maneira inédita para a Justiça Eleitoral Amapaense, ficou como o segundo melhor tribunal do país entre todas as categorias participantes.
- Em 2024, o Tribunal amapaense mantém a categoria e se destaca com o duplo Prêmio Diamante de Qualidade do CNJ.
Prêmio CNJ de Qualidade
Implementado em 2019 pelo Conselho Nacional de Justiça, o Prêmio CNJ de Qualidade utiliza a metodologia que avalia as políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados. Divididos nos segmentos de justiça, os tribunais podem ser classificados nas categorias ‘Diamante’, ‘Ouro’ e ‘Prata’ e, o Tribunal com mais destaque da lista é premiado com o ‘Prêmio Excelência’.
A premiação é anual, realizada durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário, com a presença dos presidentes dos tribunais, que também são responsáveis por discutir metas nacionais e específicas para o ano seguinte.
O Prêmio visa estimular os tribunais brasileiros na busca pela excelência na gestão e planejamento. A categoria Diamante é concedida a cinco tribunais dos segmentos da Justiça Estadual, Trabalhista e Eleitoral. O TRE Amapá além de estar entre os cinco da categoria, é o segundo melhor tribunal do país.