TRE-AP e Grupo Equatorial alinham plano de fornecimento de energia elétrica para Eleições de 2024
Será montado um projeto para que seja realizado o fornecimento seguro de eletricidade nos locais de votação.
Nesta segunda-feira, 12, o Presidente em exercício e Corregedor Eleitoral, desembargador Carmo Antônio de Souza, se reuniu com Marcos Nascimento, Gerente de Relações Institucionais do Grupo Equatorial no Amapá, para tratar sobre o plano de ação para as Eleições Municipais de 2024. O intuito é elaborar um projeto relativo ao fornecimento seguro de energia elétrica durante o pleito.
Segundo o presidente do TRE Amapá, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) já forneceu à empresa os locais de votação e os pontos de transmissão para, assim, montar o plano de ação com referência para o fornecimento de energia elétrica nestes espaços.
“Em todas as eleições, as tratativas são realizadas junto ao Grupo Equatorial para debater a série de ações que serão realizadas para o funcionamento correto do fornecimento da energia elétrica. São alinhados os plantões das equipes, tanto do Tribunal, quanto do grupo que fornece energia elétrica para o estado”, detalhou o gestor.
Algumas regiões mais distantes demandam maior atenção como Oiapoque e localidades mais remotas, como o Arquipélago do Bailique.
“Nestas regiões são utilizadas técnicas de fornecimento de energia além do linhão, como energia solar e a queima de combustível fóssil. No Bailique, em especial, por ser uma região com uma rede que possui fragilidade devido ao fenômeno das terras caídas, vamos elaborar um estudo para levar mais geradores para a região e manter o fornecimento seguro”, informou Marcos Nascimento, do Grupo Equatorial no Amapá.
Participaram da reunião o diretor-geral do TRE Amapá, Francisco Valentim, e a coordenadora do Corregedoria Eleitoral do TRE-AP, Elinete Freitas.
Planejamento Integrado das Eleições 2024
As tratativas institucionais relacionadas à logística das Eleições 2024 são previamente planejadas e inclusas no Planejamento Integrado das Eleições. A prévia do que é necessário para montar os locais de votação é um ponto importante para a gestão, já que prevê possíveis problemas e evita crises que poderão ocorrer no dia do pleito.