Palestra sobre inclusão marca o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência no TRE Amapá
O evento on-line foi transmitido no Canal do TRE Amapá no Youtube
A palestra “Acolhimento, Direitos e cotidiano de pessoas com deficiência”, ministrada pela professora Rubenita Gonçalves Teles, marcou a programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento virtual, voltado para o público interno, magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, e externo, foi promovido pela comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), como forma de compartilhar informações sobre as dificuldades ainda vivenciadas na rotina de pessoas com deficiência.
A palestrante, que atua na Educação Especial há mais de 20 anos, falou sobre a criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela LEI n°11.133/2005, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
A professora destacou o acolhimento como forma fazer valer os direitos e desenvolver, de fato a inclusão de pessoas com deficiência. A palestrante enfatizou os diferentes tipos de acolhimentos passando pelo familiar, legal, pedagógico e profissional. “ Precisamos de acessibilidade humana, de rompimento de barreiras longitudinais, para que entendamos como conviver junto com essas pessoas sem o olhar de preconceito”, disse Rubenita.
A palestra foi transmitida pelo Canal do TRE Amapá no YouTube. O conteúdo está disponível com recursos de acessibilidade na plataforma.