Educação e cidadania: estudantes que participaram de intercâmbio no Oiapoque encerram suas atividades
Os 39 estudantes da YSP Associação dos Jovens pela Paz participaram de atividades intensivas junto aos povos indígenas na Fronteira em Oiapoque

Durante os dias 2 a 9 de setembro, os jovens da YSP Associação dos Jovens pela Paz tiveram contato com os povos originários que habitam a região de Oiapoque, conheceram mais sobre a língua, cultura, geografia, culinária e modo de vida nas aldeias amapaenses por meio da Ação Itinerante TRE-AP Verão, um projeto da Justiça Eleitoral amapaense. O grupo recebeu apoio do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-A) para vivenciar uma experiência intercultural no extremo norte do Amapá.
Servidores e colaboradores do TRE Amapá acompanharam as atividades na região de fronteira. A chefe de cartório da 4ª Zona Eleitoral em Oiapoque, Sara Posses, e o servidor Rafael Barbosa, ministraram palestras sobre Direito Eleitoral e Povos Indígenas. O Exército também recebeu os estudantes com dinâmicas e palestras sobre o trabalho de defesa das fronteiras do Brasil, além de uma visita à aldeia Kuahí.
Sobre a associação
A YSP é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 2017 na Coreia do Sul, que atua também no Brasil, com o propósito de proporcionar uma plataforma de apoio ao desenvolvimento da juventude com foco na paz mundial, preservação do meio ambiente, soluções criativas e promoção de ações humanitária e colaborativas alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).