Empoderamento Indígena: professores são diplomados durante sessão administrativa

Curso de educação cívica para professores que atuam nas aldeias foi promovido pela Justiça Eleitoral

Curso de educação cívica para professores que atuam nas aldeias foi promovido pela Justiça Eleit...Empoderamento Indígena: professores são diplomados durante sessão administrativa

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), através da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), promoveu a Formação Continuada para a Promoção da Participação Política para mais de 30 professores indígenas e não-indígenas. Durante a 22ª Sessão Administrativa do TRE Amapá, feita de forma itinerante no Centro de Convivência Waiãpi, aconteceu a diplomação dos professores que passaram pela capacitação em educação cívica. A cerimônia é conclusão do projeto “Empoderamento Indígena” realizado no período de 16 a 20 de outubro na Aldeia Aramirã, Terra Indígena Waiãpi, município de Pedra Branca do Amapari.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), os professores participantes foram treinados sobre temas relativos a cidadania, direitos e deveres dos indígenas, além de noções de política e Legislação Eleitoral. O curso, que durou 3 dias, também explorou temáticas como cidadania indígena, alistamento eleitoral, elegibilidade, partidos políticos e a importância dos governos municipais.

Participante do curso de formação e liderança local, o professor Viceni Waiãpi agradeceu a presença da Justiça Eleitoral na aldeia Aramirã e disse que a ação itinerante é uma forma de incentivar os indígenas acerca da busca por conhecimentos sobre a Legislação e os direitos dos povos originários.

“É isso que nós queremos para o nosso futuro, para a nossa geração e isso está sendo acompanhado por outros povos indígenas por meio do Youtube”, explicou.

O projeto Empoderamento Indígena tem o objetivo de desenvolver competências relativas a cidadania, política e ao papel da Justiça Eleitoral no processo democrático. Os treinamentos foram realizados por membros da Justiça Eleitoral.

A juíza membro do Pleno do Tribunal e vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Ariadne Alencar, destacou a importância da união dos Povos Indígenas para a efetivação e garantia dos seus direitos.

“Viver a vida política como um povo brasileiro que vocês são”, afirmou.

Durante a sessão administrativa, o presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, afirmou a importância de a Justiça Eleitoral adentrar no convívio da comunidade indígena, promovendo ações educativas para incentivar a participação política e representatividade dos Povos Originários. Segundo ele, o próximo passo da Justiça Eleitoral é levar os professores à capital do estado para instruções acerca da língua Waiãpi.

“Fica lançada essa semente para que esse projeto ganhe mais azas. Porque a partir de agora, assim como nos mobilizamos para vir até a aldeia e trazer pedagogos para formar os formadores, quero que os professores indígenas se encaminhem à Macapá para ensinar a língua Waiãpi”, disse o presidente.

Em seguida, foi iniciada a 74ª Sessão Judiciária Ordinária do TRE Amapá, acompanhada pelos indígenas e transmitida ao vivo por meio do canal do TRE Amapá no YouTube. Os arquivos de ambas as sessões podem ser acessados no canal (clique aqui).

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020

Acesso rápido