Presidente do TRE-AP participa de celebração no Exército
Evento acontece em alusão aos 6 anos de criação da 22ª Brigada de Infantaria e Selva - Foz do Amazonas
Na quarta-feira (29), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador João Lages, e o desembargador Gilberto Pinheiro, estiveram presentes na solenidade em comemoração aos 6 anos de criação da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, evento que contou com a entrega de diplomas de Amigo da Brigada para personalidades civis, militares da reserva e integrantes das forças auxiliares, que tenham praticado ação destacada ou prestado serviços em prol da brigada.
O TRE Amapá e o Exército Brasileiro possuem uma parceria recorrente, evidenciada pela colaboração nas eleições. No Amapá, o Exército presta, além de proteção dos locais de votação e acesso livre de eleitores, apoio logístico em áreas indígenas como a aldeia Kumenê, localizada no município de Oiapoque, onde votam mais de 890 indígenas. Além de auxiliar no transporte de mesários, colaboradores, urnas eletrônicas e materiais necessários à execução da votação nas áreas de difícil acesso.
“É uma parceria indispensável para o TRE Amapá porque eles nos ajudam muito durante a realização das eleições, bem como nas ações de cidadania com ações que o Exército Brasileiro desenvolve na região da Amazônia. Agradecemos esse convite, faço questão de estar aqui presente com um braço forte e mão amiga”, afirma o presidente do TRE-AP, desembargador João Lages.
Instituída pelo decreto presidencial nº 9.211 em 29 de novembro de 2017, a Brigada Foz do Amazonas desempenha um papel crucial no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON), integrado ao Comando Militar do Norte. Além de sua missão primordial de proteger a Amazônia, a brigada busca fortalecer laços com países vizinhos, como Suriname e França, através da Guiana Francesa. A unidade é a mais nova do Exército Brasileiro e foi inaugurada em 2017, com o objetivo de proteger a região da Amazônia Oriental, na foz do Rio Amazonas.