Intérpretes de Libras facilitam acesso aos serviços eleitorais: TRE-AP promove ação de inclusão de eleitores surdos
Durante dois dias, os profissionais estiveram à disposição do público nos cartórios de todas as Zonas Eleitorais amapaenses
Essenciais para intermediar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva, os intérpretes de Libras na Justiça Eleito contribuem para facilitar o acesso aos serviços e inclusão no processo eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, promoveu em todos os cartórios eleitorais uma ação de atendimento prioritário para pessoas com deficiência.
Nos dias 28 e 29 de novembro, os intérpretes de Libras ajudaram, por meio de videochamada ou de forma presencial, os eleitores com deficiência auditiva a realizarem o alistamento eleitoral, revisão, transferência e regularização junto à Justiça Eleitoral como preparação para o pleito de 2024.
Segundo as estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado do Amapá possui 3.818 eleitores com deficiência aptos a votar, dos quais, 464 eleitores possuem deficiência auditiva.