Em Macapá, Justiça Eleitoral capacita pretensos candidatos ao pleito de 2024

As palestras, abertas e gratuitas ao público, apresentaram noções atualizadas da legislação eleitoral e temáticas pertinentes ao processo eleitoral

As palestras, abertas e gratuitas ao público, apresentaram noções atualizadas da legislação elei...

Após passar por norte a sul do Amapá, o projeto “Política e Cidadania” chegou a capital. Nos dias 29 e 30 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), realizou a capacitação para pretensos candidatos às Eleições Municipais de 2024, contadores, advogados e demais interessados no processo eleitoral. As Palestras aconteceram no auditório do TRE Amapá, com a participação do presidente do Tribunal, desembargador João Lages, e da vice-diretora da EJE-AP, juíza Ariadne Alencar. O evento foi transmitido ao vivo no canal do Tribunal no YouTube.

A abertura do evento foi conduzida pelo coordenador da EJE-AP, Rinaldo Farias, e a vice-diretora, juíza Ariadne Alencar, oportunidade em que apresentaram os servidores responsáveis por trabalhar os temas da capacitação.

Na sequência, o presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, ressaltou que a Justiça Eleitoral não trabalha apenas em ano eleitoral e falou sobre a importância da promoção de projetos para a qualificação dos políticos e profissionais que desejam atuar no processo eleitoral, destacando que o curso traz à luz temáticas que precisam ser debatidas, como a representatividade feminina na política, tema tratado durante o evento.

“Esse projeto possibilita não apenas aos candidatos e aos partidos, mas também a quem tem pretensão de concorrer a um cargo público a possibilidade de ouvir de servidores da Justiça Eleitoral, daquelas pessoas que mais entendem de eleições, a legislação eleitoral. Nosso intuito é fornecer o maior grau possível de informação para que as pessoas não cometam erros básicos, como por exemplo, desrespeitar a cota de 30% para mulheres. Além disso, a nossa preocupação é informar as pessoas que pretendem concorrer ao pleito, para fazer um processo mais democrático e cidadão ”, disse.

A previsão é de que a próxima edição aconteça no município de Santana, segundo maior colégio eleitoral do estado, que corresponde a 6ª Zona Eleitoral. São 83.411 mil eleitores, de acordo com o cadastro eleitoral de 2022.

O conteúdo das lives de quarta-feira, 29, (clique aqui), e sexta-feira, 30, (clique aqui), está disponível no Canal do TRE Amapá no YouTube.

Política e Cidadania

Os cursos são ministrados por servidores especializados nos assuntos tratados. A capacitação é voltada para membros de partidos políticos, advogados, contadores e interessados no processo eleitoral. Na pauta de assuntos tratados, Registro de Candidaturas, Prestação de Contas Eleitorais, Propaganda Eleitoral, Participação Feminina na Política e o a Segurança do Voto Eletrônico.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido